Auditório lotado com o público presente

Ações relacionadas a disseminação da cultura de prevenção de desastres tem sido empreendidas pelo IG há mais de duas décadas, seja ministrando palestras e cursos, seja com a elaboração e distribuição de publicações sobre o tema, entre outras.

Além disso, associando-se aos resultados dos projetos de mapeamento de áreas de risco, tem sido desenvolvidos e ministrados cursos e treinamentos para equipes de defesa civil municipais e outros profissionais de educação e de saúde que possam contribuir na cultura de prevenção. Esta experiência vai ao encontro das premissas do Marco de Ação de Hyogo (UNESCO – 2000 a 2015), que visam aumentar a resiliência das nações e das comunidades frente aos desastres naturais (RIBEIRO et al., 2015).

Nesta linha as principais publicações já produzidas pelo IG são: