http://igeologico.sp.gov.br

13/06/16 10:43

Mapa Paraíba do Sul: Potencialidade de Areia – Fase II disponível para download

Projeto_Paraiba_Fase_II_MapaOs núcleos de Recursos Minerais e de Geologia Geral, do Centro de Geologia e Meio Ambiente do Instituto Geológico (IG), apresentam os resultados obtidos com o projeto de pesquisa Paraíba do Sul: Potencialidade de Areia – Trecho Roseira – Queluz (Fase II).

Ele representa a continuidade do Projeto Paraíba do Sul: Potencialidade de Areia – Trecho Jacareí–Pindamonhangaba (Fase I), executado pelo IG no ano de 1997.

Os dois projetos responderam demandas da Secretaria do Meio Ambiente, relacionadas à necessidade do estabelecimento de diretrizes para o disciplinamento da atividade extrativa de areia na bacia de drenagem do Rio Paraíba do Sul. O primeiro subsidiou a elaboração do zoneamento ambiental da atividade de extração da areia no trecho Jacareí – Pindamonhangaba, estabelecido pela Resolução SMA 28 de 22/09/1999, enquanto que o atual projeto atendeu uma solicitação direta do Grupo de Trabalho criado pela Resolução SMA 16 de 28/04/2011, para o estabelecimento da potencialidade de areia no restante da várzea do rio Paraíba do Sul, no trecho Roseira – Queluz.

O principal objetivo da Fase II foi delimitar a potencialidade de areia na área da planície aluvionar holocênica do Rio Paraíba do Sul, compreendida entre Roseira e Queluz, para fins de planejamento físico-territorial.

A área dos estudos insere-se na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, incluindo parte dos municípios de Roseira, Aparecida, Potim, Guaratinguetá, Lorena, Canas, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Lavrinhas e Queluz.