04/09/2012

O Instituto Geológico (IG), com o intuito de capacitar o seu quadro de funcionários e aprimorar o capital humano da Instituição, realizou mais um Treinamento Técnico em Geociências. O tema do treinamento foi “Enchentes e Inundações: Fundamentos e Técnicas de Mapeamento de Riscos”, organizado pelo Pesquisador Paulo César Fernandes da Silva e pelo Especialista Ambiental Eduardo de Andrade. Além destes profissionais contou com o apoio docente da Pesquisadora Mirian Ramos Gutjahr.

O treinamento foi composto por aulas teóricas (28 de agosto de 2012) e práticas (30 e 31 de agosto de 2012) e teve como objetivo capacitar os funcionários de apoio à pesquisa na percepção do Risco Geológico, em especial aos ligados aos processos fluviais (Enchentes e Inundações). A aula teórica abordou conteúdos como fundamentos de Climatologia, noções de Geomorfologia aplicada à dinâmica fluvial, noções de enchentes e inundações, metodologia de mapeamento de risco à inundação e de elaboração de cartas temáticas. Além disso, a aula buscou demostrar a base cientifica, os procedimentos e os desafios metodológicos envolvidos na tarefa de identificação e mapeamento de situações de risco associadas à dinâmica fluvial.

As atividades de campo foram realizadas no vale do Paraíba, na cidade de Guaratinguetá. Os bairros visitados foram Jardim Tamandaré, Bairro Pedreira, Chácara Selles, Jardim Primavera, Beira Rio, Jardim esperança e Chácara Agrícola. Utilizando como base os estudos elaborados pelo IG de Avaliação e Mapeamento de Risco de Inundações, cartas topográficas, Sistema de Posicionamento Global (GPS) e imagens de satélite o curso proporcionou aos participantes o entendimento dos processos fluviais e as consequências das alterações do uso do solo, além de apresentar as metodologias empregadas na cartografia de risco.

O treinamento também contou com a participação de agentes municipais de defesa civil dos municípios de Guaratinguetá, Caraguatatuba e São Luiz do Paraitinga, técnicos do Centro nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e da ONG Vale Verde, todos envolvidos com os temas abordados no curso. Esta atividade compõe o Plano de Ação do Programa Institucional de Prevenção de Desastres.