25/09/17 13:55

Técnicos do Instituto Geológico e da Defesa Civil realizam vistoria em área de risco em Itaquaquecetuba

Técnicos da equipe do Núcleo de Geologia de Engenharia e Ambiental do Instituto Geológico (IG) estiveram no dia 28 de setembro de 2017 no município de Itaquaquecetuba realizando vistoria em local afetado por solapamento de margem do Rio Tietê no Bairro Vila Sônia. A solicitação para a vistoria veio a pedido da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), da Casa Militar do Estado de São Paulo, depois que ocorreu um colapso de estrutura de moradias na última segunda-feira (25). Além dos técnicos do IG, participaram representantes da CEDEC, da Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba e da Defesa Civil Municipal.

Logo após o solapamento e colapso de algumas moradias, a equipe da Defesa Civil Municipal foi acionada e iniciou os procedimentos emergenciais, onde constatou risco alto e determinou a interdição definitiva de 6 moradias, destruídas ou parcialmente destruídas e a interdição temporária de mais 50 moradias.

Durante a vistoria os técnicos do IG recomendaram à equipe municipal que continue com o monitoramento permanente da área quanto à evolução dos danos já observados, atentando-se para o surgimento de novas feições de instabilidade (trincas e rachaduras) nos taludes marginais e nas próprias moradias e monitore o aumento do nível da água do rio e das condições meteorológicas (chuvas e tempestades).