No último dia 01/12/06, dando continuidade às atividades ligadas ao Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC, técnicos do IG passaram a desenvolver as ações de monitoramento das áreas de risco à escorregamentos de encostas em 26 municípios do estado de São Paulo, em esquema de Plantão de 24 horas, durante todo o verão, até o dia 31/03/07.

O PPDC é uma ação do governo do estado, coordenada pela Defesa Civil Estadual, através da CEDEC, e conta também com a participação de técnicos do IPT e funcionários das Comissões Municipais de Defesa Civil – COMDECs.

O objetivo do Plano é o de evitar mortes dos moradores de áreas de risco, sujeitas aos deslizamentos de encostas. Algumas ferramentas técnicas são utilizadas para este monitoramento, a saber:

– Acumulado de chuvas de três dias;

– Previsão meteorológica, que é fornecida pela SOMAR, empresa contratada pela CEDEC para elaborar os Boletins meteorológicos, específicos para o Plano;

– Vistorias de campo, que são realizadas com o objetivo de detectar feições de instabilidade indicativas de um possível deslizamento.

Através destes parâmetros, em situações de risco iminente, são executadas remoções preventivas daqueles moradores, visando preservar as suas vidas.

Maiores informações:

Geólogo, Dr.Jair Santoro, Coordenador Técnico do PPDC, pelo Instituto Geológico.

E-mail jsantoro@igeologico.sp.gov.br

E-mail defesacivil@defesacivil.gov.br