28/03/2014

No dia 11 de fevereiro de 2014 o pesquisador científico Cláudio José Ferreira participou de uma reunião técnica realizada no Rio de Janeiro pelo Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM). Além do Instituto Geológico (IG) participaram também da reunião os representantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ) e do Serviço Geológico do Paraná (MINEROPAR).

Durante a reunião foram citadas as atuações das instituições na área de gestão de risco de desastres relacionado a eventos geológicos.  No encontro discutiu-se ainda os métodos e procedimentos de cada instituição e os desafios para a padronização de procedimentos comuns entre os órgãos.

Nos próximos dias será apresentado o Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, que visa a criação das bases para ação conjunta, que passa pela participação dos órgãos estaduais e municipais de geologia no esforço para atingir as metas previstas no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres, além da ação comum para a regulamentação da Lei 12.608/2014, que definiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e a competência da União, Estados e Municípios nesta área.