17/01/2019

Na manhã de ontem, dia 16 de janeiro de 2019, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) realizou o “Seminário de Proteção e Defesa Civil Aplicada” o primeiro evento do ano de 2019 para a capacitação dos membros das defesas civis das cidades do Estado de São Paulo. Varias cidades estiveram presente, demostrando o interesse na melhoria do atendimento à comunidade de suas cidades.

O evento contou com a presença de autoridades que foram recebidos pelo Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Walter Nyakas Júnior. Dentre as autoridades presentes estava o Deputado Federal eleito, Cap. PM Derrite, que se comprometeu discutir o tema dos desastres naturais na Câmara dos Deputados. O Presidente Executivo do Fundo Social de São Paulo (FUSSP), Filipe Sabará, o Diretor de Operações de Socorro em Desastres da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MI), Armin Augusto Braun, o Diretor do Departamento de Operações de Socorro em Desastres do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Osvaldo Luiz Leal de Moraes que representam parceiros que auxiliam a Defesa Civil os atendimentos quando eventos acontecem nos municípios.  Os representantes da Defesa Civil na abertura do evento foram a Coordenadora Regional de Proteção e Defesa Civil da Baixada Santista, Regina Elsa Araújo e o Subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Major PM Henguel Ricardo Pereira.

Durante o seminário os participantes escutaram palestras sobre temas pertinentes à Defesa Civil pelos técnicos e pesquisadores dos institutos auxiliares à Defesa Civil – o Instituto Geológico (IG) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que preparam, auxiliam, e ajudam os integrantes da defesa civil ao atendimento das demandas ocorridas durante os eventos.

O tema sobre meteorologia, formas de prevenção, alertas e monitoramento foram passados pelos representantes da SOMAR Meteorologia Michelle Harumi Nakamine e do CEMANDEN Diego Souza.

Técnicas de vistorias de campo, atendimento à eventos, análise das ocorrências e formas de prevenção e remediação das ocorrências foram tratadas nas apresentações do Especialista Ambiental Eduardo de Andrade do IG e do Geólogo Marcelo Gramani do IPT. As questões técnicas sobre as inscrições dos municípios para os repasses federais, atendimento e gestão dos sistemas – federal e estadual – da defesa civil para suporte aos municípios foram repassadas pelo Capitão PM Marcelo Vieira dos Santos representando a CEPDEC e o Diretor do Departamento de Operações de Socorro em Desastres do CEMADEN Armin Augusto Braun.

Houve o comprometimento do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Walter Nyakas Júnior para uma melhor capacitação dos técnicos com cursos, seminários e total auxilio para com os integrantes municipais da defesa civil, além do convite para o 1º Simulado de Abandono Emergencial de Área que ocorrerá no Município de São Luiz do Paraitinga – Distrito de Catuçaba, dia 19 de janeiro de 2019, com o objetivo de preparar a comunidade para as ocorrências típicas do período de verão.