29/06/2015

Em reunião realizada no dia 24 de junho de 2015, o diretor geral do Instituto Geológico (IG) Dr. Ricardo Vedovello, anunciou a composição do novo Conselho Estadual de Monumentos Geológicos (CoMGeo-SP). O Conselho, que terá mandato de dois anos, é composto por 13 profissionais ligados à temática da Geodiversidade. O CoMGeo-SP, de caráter consultivo, tem como principal objetivo apoiar os trabalhos voltados à gestão do Patrimônio Natural Geológico, representado pelos Geossítios e Monumentos Geológicos existentes no território paulista.

A secretária de Meio Ambiente, Dra. Patrícia Iglecias, assinou a nova Resolução SMA nº 46 de 24 de junho de 2015, que reestrutura o Conselho, para o biênio 2015-2017, deu as boas-vindas aos especialistas e, na oportunidade, apresentou as 5 diretrizes do “Sistema Ambiental Paulista – (SMA 2015-2018). Ela afirmou que os rumos propostos foram discutidos arduamente, no início do ano, visando atender as demandas ambientais mais urgentes do Estado de São Paulo.

A 11ª reunião do CoMGeo-SP, realizada na sede da SMA, contou ainda com o lançamento do site do Núcleo de Monumentos Geológicos (IG/SMA), desenvolvido pelo pesquisador científico Dr. Renato Tavares. O site, segundo ele, segue o padrão do Sistema Ambiental Paulista e é de fácil navegação. Na página: http://monumentosgeologicos.mugeo.sp.gov.br é possível encontrar maiores informações sobre esse importante patrimônio paulista.

Na sequencia, a Prof. Dra. Sueli Ângelo Furlan apresentou aos novos conselheiros o “Sistema de Informação e Gestão de Áreas Protegidas e de Interesse Ambiental do Estado de São Paulo” (SiGAP), no qual o conceito de Monumento Geológico é incluído como nova categoria de área protegida.

Ao término do encontro, o secretário executivo Rogério Rodrigues Ribeiro discutiu o “Plano de Trabalho do CoMGeo-SP”, as diretrizes e agenda de trabalho para este biênio.