04/12/2018

No dia 30 de novembro de 2018, o Plano Preventivo de Defesa Civil fez 30 anos de atuação no Estado de São Paulo. A data foi comemorada em Santos onde tudo começou. No Estado de São Paulo, as atividades de identificar, avaliar e gerenciar áreas de riscos geológicos tiveram início de forma mais significativa com uma iniciativa do Governador Quércia depois de um evento muito traumático, de grande escala e graves consequências acontecidos no verão de 1987-1988, na região da Serra do Mar, principalmente devido à ocorrência de vítimas fatais nas cidades de Cubatão e Ubatuba.

Esta história foi contada no evento ocorrido na Associação Comercial de Santos, coordenado pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado em conjunto com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil da Baixada Santista, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e o Instituto Geológico (IG/SMA), órgãos responsáveis pelo plano preventivo. Estiveram presentes autoridades como a  Secretária Chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, Cel. PM Helena dos Santos Reis, o vice-prefeito de Santos, Sandoval Soares, a Coordenadora Regional de Proteção e Defesa Civil de Santos, Dra. Regina Elsa Araújo, o Pesquisador Agostinho Tadashi Ogura, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e a Diretora do Instituto Geológico, Dra. Luciana Martin Rodrigues. Os senhores Leandro Eugênio Cerri, funcionário do IPT à época e Julian Garcia Alves de Almeida e Cassandra Maroni Nunes, antigos funcionários do IG, além de representantes das antigas comissões municipais de defesa civil foram homenageados pela participação nos primórdios do PPDC, por meio da entrega de medalhas e diplomas.

Após as homenagens foram realizadas, ao longo do dia, palestras pelos personagens atuantes nestes 30 anos descrevendo a evolução do PPDC que começou abrangendo oito 8 municípios e atualmente atinge 175 municípios. A pesquisadora Dra. Célia Regina de Gouveia Souza em sua apresentação – “Base Técnico Científica para Elaboração e Implementação do PPDC de Ressaca: Um Novo Instrumento Baseado na Experiência do PPDC” – levantou sugestões para melhorar os planos preventivos, bem como o debate sobre as mudanças climáticas. A apresentação da Dra. Lídia Keiko Tominaga – “Analise do Desenvolvimento e Evolução do PPDC em 30 anos” – contou a atuação do Instituto Geológico e discutiu os principais indicadores estatísticos gerados pelo PPDC.

O lançamento do Plano Verão 2018/2019, coloca em ação, a partir de 01 de dezembro, as entidades participantes do plano preventivo para o atendimento aos eventos naturais que possam causar danos e colocar em risco a sociedade. Esta operação é realizada no período de 01 de dezembro e 31 de março.

Evento

No próximo dia 06 será realizado o X Seminário: “Estratégias para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo”. CLIQUE AQUI para saber mais sobre o evento.