23/11/2015

A Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Instituto Geológico (IG) e a Casa Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) realizaram nos dias 18 e 19 de novembro o VII Seminário “Estratégias para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo”.

Participaram da cerimônia de abertura do VII Seminário, a Secretária Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias, o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, o Prefeito de Itaoca Rafael Rodrigues de Camargo, o Diretor Geral do Instituto Geológico, Ricardo Vedovello, e o Diretor da Diretoria de Defesa Civil, do Estado de São Paulo o Tenente-Coronel PM Walter Nyakas Júnior.

Na solenidade de abertura houve a entrega do Relatório do Mapeamento de Risco ao Município de Itaoca. Este documento foi elaborado pelo Instituto Geológico, no âmbito do termo de Cooperação Técnica IG/CEDEC. Durante o evento a Secretária do Meio Ambiente, Dra Patrícia Iglecias e o Secretário Chefe da Casa Militar, Coronel PM José Roberto Rodrigues assinaram a renovação do Termo de Cooperação Técnica relativo a situações de risco geológico-geotécnico e avaliação de risco. A Secretária do Meio Ambiente também palestrou sobre Estratégias da Secretaria do Meio Ambiente para a COP21 e o Secretário da Casa Militar sobre Estratégias da Defesa Civil Estadual frente às novas políticas internacionais e nacionais de gestão de risco de desastres.

Na ocasião foram lançados produtos técnicos e educacionais voltados à aplicação na prevenção e na gestão de riscos dos desastres como: O lançamento do Mapa de Perigo de Escorregamento Planar e Inundação do Estado de São Paulo; lançamento das Unidades Homogêneas de Uso e Cobertura da Terra UHCT do Estado de São Paulo; Coleção Geonatural nº3 “Você sabe o que é Erosão Continental”.

Com o objetivo de avaliar as estratégias, e ações de redução de risco e desastres em níveis local, estadual e nacional desenvolvidas em 2015, foram abordados ainda durante o evento: os Planos Estadual e Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas; a gestão de risco de desastre no Setor de Logística e Transporte; balanço das ações dos Estados do Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo, por meio dos respectivos órgãos setoriais de geologia, DRM, MINEROPAR, Instituto Geológico e IPT e no nível nacional as ações do Serviço Geológico Nacional – CPRM; a visão da Defesa Civil e da mídia sobre os avanços e dificuldades no uso dos instrumentos de análise e mapeamento de risco e a experiência do Grupo “Armando o Barranco” com comunidades em áreas de risco geológico.