29/03/2018

Reunião Técnica da Comissão Executiva do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC)

Em reunião técnica da Comissão Executiva do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) realizada no dia 28/03/18, no Palácio dos Bandeirantes, foi avaliado a necessidade ou não de prorrogação da “Operação Chuvas de Verão”, que normalmente termina no dia 31 de março.

Além da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), estiveram presentes representantes do Instituto Geológico (IG), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Casa Militar, da SOMAR (meteorologia) e das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (REDEC’s). Após a abertura da reunião, foi solicitado a SOMAR que apresentasse uma projeção das chuvas para o período pós 31 de março. Segundo as previsões meteorológicas, existe a possibilidade de alguns eventos de chuvas intensas no começo do próximo mês.

Neste sentido, os representantes entenderam que não seria oportuno o encerramento da operação conforme o programado, e de comum acordo, optou-se por manter as atividades da operação até as 24 horas do próximo dia 06 de abril de 2018.

Sobre o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC)

O PPDC entra em operação anualmente, no período de (01/12 à 31/03) por isso também é conhecido como “Operação Chuvas de Verão”. É coordenado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e conta com o apoio técnico do Instituto Geológico (IG), instituído por meio de Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos. Atualmente o plano abrange um total de 175 municípios em diversas regiões do estado.

O PPDC envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos (chuvas), previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais. O Plano está dividido em 4 níveis operacionais: OBSERVAÇÃO, ATENÇÃO, ALERTA e ALERTA MÁXIMO e para cada nível existe uma ação específica para enfrentamento da situação. O PPDC tem um caráter preventivo, com objetivo principal de evitar a ocorrência de mortes, por meio da remoção preventiva e/ou temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

Desde que foi criado em 1989 o PPDC constitui-se em um importante instrumento capaz de subsidiar as ações preventivas dos poderes públicos municipais e estadual, principalmente quando estes buscam soluções de problemas causados pela ocupação de áreas de risco. Também podem ocorrer atendimentos emergenciais a outras localidades que não possuem Planos Preventivos, tendo em vista a prevenção de acidentes, a partir do acionamento e análise do evento por parte da CEDEC e do IG.

Para mais informações acesse o site da Defesa Civil: (http://www.defesacivil.sp.gov.br/)