08/05/2015

O projeto “SISTEMA GERENCIADOR DE INFORMAÇÕES SOBRE RISCOS GEOLÓGICOS NO ESTADO DE SÃO PAULO (SGI-RISCOS-IG) recebeu o primeiro premio na categoria “Gestão Pública” do Prêmio MundoGEO#Connect 2015, concorrendo com dezenas de outros projetos. O resultado final foi divulgado durante o evento, em 6 de maio de 2015.

O SGI-RISCOS-IG foi desenvolvido pelo Instituto Geológico, no âmbito da equipe do Programa Institucional de Gestão de Riscos de Desastres, com a coordenação de Antonio Carlos Moretti Guedes, equipe técnica composta pelo mesmo e por Maria José Brollo e Francisneide Soares Ribeiro. O projeto teve a consultoria da empresa Optimus GIS  & IT Solutions.

Na definição do melhor projeto trabalhou uma equipe de especialistas da MUNDOGEO, levando em consideração os seguintes critérios: inovação, aplicação prática, benefício para a sociedade. Cerca de 120 projetos foram submetidos em 5 categorias: Gestão Pública, Meio Ambiente, Infraestrutura de Dados Espaciais, Educação e Infraestrutura e Utilities. Também foram premiados na categoria gestão pública: em segundo lugar o projeto “Sistema Municipal de Informações Urbanas”, do Instituto Pereira Passos, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; em terceiro lugar o projeto “Gestão da Rede de Drenagem Integrada ao Cidadão”, da Prefeitura de Vitória.

O SGI-RISCOS-IG é uma das ações institucionais inserida no âmbito do Plano de Curto e Médio Prazo do Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e Redução de Riscos Geológicos. Também tem plena relação com um dos Programas Estratégicos da SMA relacionado a prevenção de riscos de desastres.

 O projeto SGI-RISCOS-IG

Este projeto procura responder importantes questões sobre áreas de risco no Estado de São Paulo: Quantas são? Onde estão? Qual sua gravidade? Quantas pessoas são afetadas? Como conviver, mitigar ou eliminar estas situações de risco? Como integrar as informações com outros órgãos do Estado?

Assim, verificou-se a necessidade de elaborar um sistema gerenciador de informações sobre dois tipos de informações oriundas de ações do Instituto Geológico (IG-SMA) para prevenção de riscos de desastres: a) mapeamentos de áreas de risco a escorregamento, inundação, erosão e solapamento de margens. Desde 2004 o Instituto Geológico mapeou 42 municípios, por meio de cooperação técnica com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Meta para os próximos dois anos prevê o mapeamento de outros 50 municípios, por meio de projeto junto ao Banco Mundial; b) atendimentos emergenciais ocorridos nos Planos Preventivos de Defesa Civil e Planos de Contingência (operado em 129 municípios do Estado, desde 1988), com relatórios de vistorias e recomendações.

O SGI-RISCOS-IG, desenvolvido pelo Instituto Geológico com a consultoria da empresa Optimus GIS, permite a gestão integrada de riscos de desastres, subsidiando decisões de órgãos estaduais e municipais. Organiza e disponibiliza, no formato de webservices, os resultados de avaliações de risco a eventos geodinâmicos executados pelo IG.

Como resultados o SGI-RISCOS-IG oferece uma ferramenta WEB de visualização, consulta, entrada e edição de dados de Mapeamento de Áreas de Risco, acrescentando rapidez e praticidade no acesso a estas informações, por meio de uma interface georreferenciada baseada em ampla variedade de recursos. A ferramenta apresenta funcionalidades que oferecem um importante papel na gestão de risco no Estado de São Paulo.

 O que é o Prêmio MundoGEO#Connect

A Editora MundoGEO tem por missão conectar a comunidade geoespacial, indústria e associações, a fim de promover o fortalecimento e crescimento sustentável do mercado. Idealizadora do evento “MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais”, atua na América Latina em soluções integradas de mídia e comunicação para o setor de Geomática e Soluções Geoespaciais. A empresa mantém a revista MundoGEO, o portal MundoGEO.com e promove dezenas de Webinars a longo do ano.

Em sua 5ª edição, o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015 instituiu o Prêmio MundoGEO#Connect, oportunidade para que  profissionais, acadêmicos e estudantes concorressem com seus trabalhos que usam atributos geográficos em 5 categorias: Educação, Infraestrutura e Utilities, Infraestruturas de Dados Espaciais, Gestão Pública, Meio Ambiente. No total foram recebidos mais de 100 trabalhos, avaliados por especialistas do setor geoespacial.

Para ver todos os premiados CLIQUE AQUI