Na fase I do projeto obteve-se um diagnóstico da situação minerária do município, incluindo trabalhos de campo em 95 pontos de áreas mineradas, consulta aos processos de licenciamento ambiental, realização de um workshop com os principais atores sociais que atuam na questão e de treinamento em geoprocessamento com base no SIG Spring, envolvendo técnicos da prefeitura de Ubatuba. A fase I foi executada de março a agosto de 2004 com um orçamento de R$ 29.730,00. Agora, a FAPESP, reconhecendo o cumprimento de todas as propostas da primeira fase e a viabilidade de uma efetiva transferência do conhecimento gerado para o parceiro do projeto (Prefeitura de Ubatuba), aprovou a continuidade do projeto em sua segunda fase com um orçamento de R$152.280,00. O projeto trata da gestão ambiental da mineração em Ubatuba, com ênfase na integração dos aspectos de recuperação ambiental, redução dos perigos naturais e produção de saibro compatível com a demanda municipal.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas com o pesquisador Cláudio José Ferreira, coordenador do projeto (cferreira@igeologico.sp.gov.br). Clique aqui para fazer o download do projeto.