05/08/2015

vi-simposio-de-vulcanismo-e-ambientes-associados-250x200Os pesquisadores do Instituto Geológico (IG) Amélia João Fernandes, Annabel Pérez Aguilar e Francisco de Assis Negri participaram do VI Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados que ocorreu entre os dias 02 e 05 de agosto de 2015 no Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP).

O Evento é uma reunião científica de caráter nacional, promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) desde 1999 e já passou por cidades como: Gramado (RS), Belém (PA), Cabo Frio (RJ), Foz de Iguaçu (PR) e Goiás Velho (GO).

Dentre as mais diversas sessões temáticas destaca-se seu aspecto plural, contemplando desde trabalhos de cunho mais acadêmico, como também aqueles voltados às áreas de geologia econômica e de petróleo e gás, consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico do país.

O pesquisador Francisco de Assis Negri, que também foi membro da Comissão Organizadora do evento, apresentou junto com a pesquisadora Amélia João Fernandes um trabalho intitulado: “Subhorizontal Fractures as Preferential Pathways for Groundwater flow in Serra Geral Aquifer System (São Paulo, Brazil) Originated Due to High Fluid Pressure in Entablature Basalts”, que pesquisou a importância das fraturas sub-horizontais no controle do fluxo de água subterrânea.

A pesquisadora Annabel Pérez Aguilar apresentou um trabalho intitulado: “Margarite-Corundum Schists and Topaz Schists: Metamorphic Products of Mesoproterozoic Oceanic High-Sulfidation Systems, Serra do Itaberaba Group, SP”, que pesquisou a gênese de minerais em atividade magmática-hidrotermal oceânica e os processos metamórficos posteriores, e relacionou-os como indicadores de reservas minerais.

Além de pesquisadores e professores universitários, o evento contou com a participação de alunos de graduação e de pós-graduação das escolas de geologia, geofísica e áreas afins de todo o Brasil.