14/10/2014

Reuniao_Hidro_BastosNo dia 22 de julho de 2014, os pesquisadores Claudia Varnier do Núcleo de Hidrogeologia do Instituto Geológico (IG/SMA), José Luiz Albuquerque Filho e Tatiana Tavares, ambos do Centro de Tecnologias Geoambientais (CTGeo) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), apresentaram o Projeto de Pesquisa intitulado “Avaliação da Contaminação por Nitrato nas Águas Subterrâneas do Sistema Aquífero Bauru, na Área Rural do Município de Bastos (SP)”, em reunião ocorrida no auditório da Prefeitura Municipal de Bastos. O objetivo principal deste estudo consiste em avaliar e caracterizar a contaminação de nitrato nas águas subterrâneas frente às atividades agropecuárias na área rural do município de Bastos, bem como propor medidas de mitigação do problema e de proteção aos recursos hídricos subterrâneos. Salienta-se que esta pesquisa conta com o apoio dos pesquisadores do Instituto Geológico (IG/SMA) e está inserida no projeto maior, intitulado “Estudos de Restrições em Aquíferos no Alto Aguapeí e Alto Peixe (Bauru e Guarani)”, cujo tomador de recursos financeiros junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) é o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Após a apresentação, foi realizada discussão do tema em pauta para que os acordos entre os interessados fossem formalizados.

A reunião contou com a participação de profissionais do DAEE (Marília), da Prefeitura Municipal de Bastos, inclusive a prefeita Virgínia Pereira da Silva Fernandes, e do Sindicato Rural de Bastos.