23/06/2017

No dia 21 de junho de 2017, a pesquisadora do Núcleo de Hidrogeologia do Instituto Geológico e Coordenadora do Grupo de Trabalho Nitrato junto à Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (CTAS-CRH), Claudia Varnier, apresentou a versão preliminar da publicação “Nitrato nas Águas Subterrâneas: Desafios Frente ao Panorama Atual”. A apresentação ocorreu durante a Reunião da CTAS, realizada no Instituto Biológico, em São Paulo (SP).

Esta publicação, elaborada pelo grupo de trabalho e ainda em fase final de consolidação, apresenta um panorama sobre o nitrato nas águas subterrâneas, abrangendo questões como ocorrência, fontes potenciais de contaminação, efeitos à saúde humana, métodos de remediação de aquíferos, exemplos de tratamento de água e custos associados, além da proposição de medidas e estratégias para proteção, prevenção e mitigação do problema.

Uma vez concebida e divulgada, a publicação compreenderá um material de referência inédito em São Paulo e, talvez, no País, destinado principalmente à consulta pelos órgãos gestores de recursos hídricos e de saúde pública, além de profissionais especializados no campo das águas subterrâneas.