A Pesquisadora Dra. Celia Regina de Gouveia Souza, Presidente da ABEQUA (Associação Brasileira de Estudos do Quaternário) e coordenadora da Comissão Editorial do Livro “Quaternário do Brasil”, fará o lançamento de seu livro no próximo dia 05 de setembro, às 19:00h, no auditório do Instituto de Geociências-USP (Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo). A Pesquisadora também coordenou a elaboração do Capítulo “Praias e Erosão Costeira”.

O Quaternário é um Período da Escala de Tempo Geológico, que caracteriza a história da Terra ocorrida nos últimos 1,8 milhão de anos. Os estudos do Quaternário compreendem não somente as diversas áreas das Geociências, mas também das Biociências e das Ciências Ambientais em geral, caracterizando-se por seu caráter multidisciplinar.

O Livro “Quaternário do Brasil” aborda o estado da arte das pesquisas do Quaternário desenvolvidas no Brasil, bem como suas aplicações e lacunas de conhecimento. É uma obra ímpar e com poucos exemplos semelhantes no mundo, sendo também uma homenagem aos 21 anos de existência da ABEQUA.

O Livro terá enorme penetração no meio acadêmico (pois não existem compilações do gênero), em pesquisas ambientais básicas e aplicadas, e certamente contribuirá com o desenvolvimento de pesquisas futuras. Poderá ser utilizado também por leigos, dada a sua linguagem fácil e a descrição de conceitos básicos importantes em cada tema. Também será referência para as demais Associações do Quaternário no mundo que, assim como a ABEQUA, são afiliadas à INQUA – International Union for Quaternary Research.

O Livro é composto de 17 capítulos, escritos por 76 autores (brasileiros e estrangeiros) experts nos diversos assuntos abordados. Apresenta ilustrações coloridas (pelo menos uma por capítulo) e em preto e branco, 378 páginas em papel couchê e capa semi-dura colorida.

Sua execução foi possível graças ao apoio das seguintes instituições: Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA, Agência Nacional de Petróleo – ANP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, Instituto Geológico-SMA e Universidade Guarulhos – UnG.