26/08/2015

Jair_Reducao_Risco_01No dia 19 de agosto de 2015 o pesquisador do Instituto Geológico e geólogo Dr. Jair Santoro participou do Simpósio: “Redução do Risco de Desastres e a Resiliência no Meio Rural e Urbano” realizado no Anfiteatro Lázaro Valdir Cavarsan da Escola Técnica Estadual de Cabrália Paulista – SP.

A participação deu-se na 3° Mesa Redonda do dia, com o tema: “A Contribuição da Educação e da Inovação Tecnológica para a Resiliência”, onde apresentou aspectos conceituais de desastres naturais, os principais processos (como escorregamentos, erosão, inundações, colapso de solos), seus condicionantes, suas causas e consequências, com enfoque especial à região geográfica do simpósio. Também foram expostas formas de gestão de riscos associados aos processos, atualmente em andamento no âmbito estadual, como Planos Preventivos de Defesa Civil e Mapeamentos de Áreas de Riscos, além de apresentar aspectos da educação voltada a resiliência das cidades.

O Simpósio teve como um dos objetivos discutir e tomar decisões que contribuam para a implementação do Marco de Sendai para redução do risco de desastres no período de 2015/2030 no Brasil, visando à consecução da resiliência no meio rural e urbano e  configurou-se como um marco inicial para um ciclo de debates fundamentais sobre prevenção de risco nos próximos anos.

Mais de 200 pessoas participaram do evento que foi organizado pelo Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais (CIADEN) da Agência de Inovação Inova Paula Souza/Etec de Cabrália Paulista do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).