http://igeologico.sp.gov.br

17/02/17 09:47

Pesquisador do Instituto Geológico ministra sobre cavernas em Curso de Formação de Condutor Ambiental no PETAR

O pesquisador científico do Instituto Geológico (IG) Dr. José Antônio Ferrari ministrou aulas durante a oitava edição do Curso de Formação de Condutor Ambiental no PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Ferrari abordou sobre conceitos de geomorfologia e drenagens em sistemas cársticos e explicou ainda sobre as pesquisas do IG em andamento na região do Parque. As aulas foram realizadas no Núcleo Ouro Grosso entre os dias 07 e 09 de fevereiro de 2017.

O curso de difusão da Universidade de São Paulo (USP) começou em 2005 por iniciativa do GGEO (Grupo de Espeleologia da Geologia da USP), conta com a participação de 46 moradores da região e tem duração de 360 horas, das quais 120 são de estágio. Promovido pelo Instituto de Geociências da USP, em parceria a Fundação Florestal (FF), Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, prefeituras de Iporanga e Apiaí. Conta com o apoio do IG, empresas privadas e universidades da região. O principal objetivo é construir uma fundamentação conceitual alicerçada no conhecimento geológico, capacitando os participantes a desenvolver um raciocínio baseado no entendimento de processos geológicos, seus produtos naturais e a percepção das escalas de tempo e espaço envolvidas, a fim de aplicar esses conhecimentos no dia-a-dia da comunidade local, trazendo melhorias de qualidade de vida e ambiental.

Um dos pioneiros na introdução de conceitos da geodiversidade em Unidades de Conservação, o curso teve significativa importância na valorização e disseminação de práticas de preservação e conservação ambiental na região, pois permitiu aos condutores ambientais a valorizarem a cultura local, o ambiente natural e a relação do homem com a natureza, reconhecendo os processos naturais e suas interações.

Sob coordenação geral do Geólogo Dr. Paulo Cesar Boggiani, Prof. do Departamento de Sedimentologia do IGc-USP, o curso contou também com a participação dos geólogos do GGEO Lucas Padoan de Sá Godinho (doutorando do IGc-USP) e Nicolás Misailidis Stríkis (Prof. do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense).

Ao final do curso, os participantes receberam publicações de divulgação e materiais científicos desenvolvidos pelo IG com a finalidade de promover a disseminação e a aplicação do conhecimento científico e tecnológico em Geociências, em prol da ciência, do desenvolvimento social e da comunidade.