http://igeologico.sp.gov.br

07/06/17 10:03

Palestras, exposição artística e grande visitação marcaram o início das comemorações da Semana do Meio Ambiente no MUGEO

Em comemoração à Semana do Meio ambiente (5 de junho, dia Mundial do Meio Ambiente), a equipe do Museu Geológico (MUGEO) realizou uma série de atividades alusivas à data, especialmente nos dias 3 e 4 de junho de 2017 (sábado e domingo). Quem visitou as dependências do Museu teve a oportunidade de construir outro olhar sobre a vida em nosso planeta, por meio da apreciação de vários painéis em aquarela e da participação em breves palestras temáticas. Entre elas citamos a apresentação de relatos, documentos e fotos antigas dos rios paulistas explorados pela Comissão Geográfica e Geológica (CGG), com destaque ao Rio Grande (expedição iniciada em 1913), importante meio de locomoção para o desbravamento do território e registro dos recursos naturais existentes.

Outra viagem no tempo foi a apresentação de estudos realizados por Alberto Löfgren, pesquisador da CGG, visando o mapeamento dos sambaquis (nome dados pelos índios aos grandes montes de conchas existentes no litoral), verdadeiros testemunhos da existência de comunidades primitivas no território paulista.

A explanação sobre meteoritos em muito chamou a atenção do público visitante, especialmente o infantil, despertando o imaginário e indagações.

Como última atividade comemorativa ao meio ambiente, foi proporcionado ao público um breve momento de reflexão sobre a saúde atual dos rios paulistas, por meio da apresentação de dados atuais relativos aos índices de qualidade e ao de uso de suas águas.

O Museu Geológico está localizado no Parque da Água Branca, que fica na Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca. Fica aberto ao público de terça a domingo, das 9 às 17 horas.