06/04/2018

Nos dias 03 e 04 de abril de 2018, realizou-se na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza“, em Perdizes, o “II Seminário Estadual e I Internacional de Educação em Redução de Riscos e Desastres” para discutir como a comunidade deve pensar e olhar o ambiente em que vive para entender a dinâmica dos eventos geodinâmicos mais conhecidos como desastres naturais.

No primeiro dia, ocorreram duas videoconferências. A primeira com a participação do Major PM Basso representando a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo (CEDEC/SP), a representante da Secretaria Estadual da Educação (SEE), Prof. Andrea Cristina B. Cardoso, que explicaram a parceria entre a SEE/SP e o CEDEC/SP. Na segunda, a participação da Profa. Tania Regina M. Resende do Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CENP/SEE/SP)  e a Profa. Debora Olivato, representando a  Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEM), apresentando a implantação do projeto nas escolas estaduais.

No segundo dia, abriram o evento o Secretário Estadual da Educação José Renato Nalini e a Secretária da Casa Militar Coronel PM Helena dos Santos Reis, coordenadora da Defesa Civil Estadual para a discussão sobre a participação dos órgãos públicos e educadores na aplicabilidade do projeto nas escolas e receptividade dos alunos ao que está sendo passado para eles com relação ao tema. Contou ainda, com a participação de pesquisadores da Costa Rica e Paraguai.

O evento teve a participação de educadores, profissionais integrados a Defesa Civil Estadual, bem como pesquisadores e representantes da sociedade civil que atuam junto as comunidades quando ocorre os eventos. O principal debate foi como educar a comunidade a reconhecer os riscos, se preparar para reagir se algo acontecer, e ser resiliente ao evento quando acontecer. Ser resiliente é ter a capacidade de se adaptar e crescer após situações de crise ou adversidades. Superar desafios, aprendendo a transformar algo ruim em uma forma de superar os obstáculos que ocorrem quando acontece algum evento geodinâmico, conhecido como desastres naturais.

Durante os dois dias, os palestrantes das universidades discutiram a formação do professor para poder ensinar sobre a dinâmica da Terra; como o poder público se prepara para os eventos e como ele reage quando ocorre; experiencias em outros países latinos foram apresentados; e como os pesquisadores dos institutos de pesquisa disponibiliza suas pesquisas para a discussão com a comunidade.

O Instituto Geológico (IG), participou do evento com o Assistente de Pesquisa Pedro Carignato B. Leal que apresentou uma palestra sobre a atuação do IG na divulgação científica através das bolsas de pesquisa para o Ensino Médio e Superior, o trabalho de orientação nos atendimentos feitos em conjunto com a Defesa Civil e principalmente com o material didático produzido pelo instituto em forma de cartilhas, livros e recursos didáticos diversos. Em meio aos depoimentos, a professora de escola estadual, Grazieli Alessandra de M. Vitoriano da cidade de Campos do Jordão, comentou que foi através de um curso realizado em 2014 para os educadores e profissionais ligado a educação do IG em parceria com a Defesa Civil de Campos do Jordão, que possibilitou ao entendimento da dinâmica que interfere no território da sua cidade, trazendo um entendimento que sua participação deveria fazer a diferença nos eventos e sua cidade, e assim quando ocorreu a possibilidade de ajudar no projeto de Educação para os Eventos de Risco na sua escola, ela abraçou a ideia. São estes depoimentos que traduz o trabalho de pesquisa feito pelo IG.