19/10/17 14:19

O Instituto Geológico (IG) participou do XV Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos

O Instituto Geológico (IG) esteve presente no XV Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, que aconteceu entre os dias 16 a 18 de outubro de 2017, na cidade de São José do Rio Preto – SP.

Cerca de 350 pessoas participaram do encontro, que nesta edição contou com um evento simultâneo intitulado: Encontro Regional Sudeste “Gestão Participativa e Social da Água” que contou com a participação de representantes dos Comitês de Bacias de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Este encontro objetivou apresentar e dialogar sobre a participação social e compartilhada na gestão das águas e serviu de preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado de 18 a 23 de março de 2018, em Brasília.

O Diálogo Interbacias é um Projeto de Educação Ambiental, contínuo e permanente de integração de ações educativas dos 21 Comitês das Bacias Hidrográficas que proporciona entre outros fatores a construção de valores e a aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas para a participação responsável na Gestão das Águas, com objetivo de discutir e avaliar os resultados da educação ambiental e a gestão dos recursos hídricos no Estado de São Paulo. As discussões, minicursos e diálogos ocorrido no evento sempre tiveram como foco a reflexão sobre como os comitês devem gerenciar os recursos hídricos da região. Como devemos informar, ensinar e melhorar a participação da população que faz parte da bacia hidrografia, na preservação dos mananciais.

O IG possui uma política de fomentar a divulgação do conhecimento das geociências, por meio de publicações que são baseadas em resultados das pesquisas científicas e atividades técnicas desenvolvida pelos seus colaboradores e pesquisadores. A parceria do IG com o evento já está consolidada a alguns anos com a oportunidade de divulgar para os participantes, os membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas, prefeitos municipais, vereadores, educadores, técnicos de órgãos públicos e privados, ambientalistas e da sociedade civil em geral, um pouco desta divulgação científica que pretende ajudar a entender o meio ambiente que vivemos.

Ao final do evento, houve a mobilização para a participação dos representantes dos comitês no “8º Fórum Mundial da Água” que ocorrerá em Brasilia – DF em março de 2018. O governador do Conselho Mundial da Água e Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias o Sr. Lupércio Ziroldo Antonio, que apresentou a dinâmica do fórum, com palestras e discussões sobre o uso da água no mundo, suas perspectivas e divulgação para a população sobre o cuidado com o precioso recurso mineral necessário para toda a vida. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.worldwaterforum8.org