Atualmente muito se tem discutido a respeito dos riscos associados a desastres naturais (escorregamentos, inundações, dentre outros). O Instituto Geológico tem se ocupado historicamente das questões relacionadas a esta temática, cujo marco principal foi o “Relatório de Instabilidades da Serra do Mar: situações de risco”, de 1988, realizado em conjunto com o Instituto Florestal, Instituto de Botânica e IPT. Nos anos seguintes o IG desenvolveu diversos estudos envolvendo inovações metodológicas sobre riscos a movimentos de massa, inundações, enchentes, alagamentos e erosão costeira.

Diante da necessidade de desenvolver uma área de atuação estratégica sobre o tema “Prevenção a Desastres Naturais”, foi instituído o Grupo de Trabalho (GT) para elaboração de diagnóstico sobre a atuação do Instituto Geológico na prevenção de desastres naturais (Portaria IG-4, de 09/02/2006).

Em função do caráter interdisciplinar e multissetorial que essa área do conhecimento exige, o grupo é composto por pesquisadores das Seções de Geologia Aplicada e Ambiental, de Geografia Aplicada, de Hidroclimatologia e de Geomorfologia.

As atividades do grupo iniciaram-se em janeiro de 2005 e até o momento já se realizaram dois seminários para avaliação e revisão crítica do estado da arte e das competências profissionais. Neste sentido, a realização do 1º Seminário sobre Desastres Naturais discutiu e avaliou a atuação e produção do Instituto Geológico no tema. Já o 2º Seminário sobre desastres Naturais: o contexto externo discutiu e avaliou outras instituições no plano nacional e internacional que atuam neste contexto, sob os enfoques: 1) Políticas Públicas e planos existentes; 2) Setores Privados e outros; 3) Organizações Internacionais; 4) Instituições e Grupos de Pesquisas; 5) Fontes de Financiamento; 6) Redes de Informação. O GT conta ainda com sub-grupos de estudo e com enfoque específico, como é o caso do sub-grupo de estudos sobre Inundações e Planos de Contingência.

Para maiores detalhes da área de atuação, clique aqui.