14/09/2016

foto introdução Acervo MUGEONo dia 17 de setembro (sábado), das 10h00 às 18h00, o Governo do Estado de São Paulo realiza a terceira edição da Mostra de Museus. O evento reunirá mais de 50 atividades dos 19 museus da Secretaria da Cultura no Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda) e apresentará um pouco do que cada local oferece, a fim de aproximar os visitantes das instituições da capital, interior e litoral. A programação completa está disponível no site http://www.cultura.sp.gov.br/mostrademuseus/index.html.

Durante a mostra, o público poderá conhecer a diversidade do patrimônio cultural dos 19 museus da Secretaria da Cultura. Além das atividades que ocorrerão nos estandes de cada instituição, os visitantes encontrarão uma intensa programação para todas as idades distribuídas pelo parque: contação de histórias, degustação de café, oficina de grafite, envio de cartões postais e muito mais. Às 17h, o evento termina com show da banda Folk na Kombi, no palco.

Participam da mostra os seguintes museus da capital paulista: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil, Museu da Casa Brasileira, MIS-SP (Museu da Imagem e do Som), Museu da Imigração, Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra de São Paulo, Estação Pinacoteca, Pinacoteca de São Paulo, Paço das Artes e Museu da Diversidade Sexual. O Museu Geológico Valdemar Lefèvre (MUGEO), que fica dentro do Parque da Água Branca, também participará este ano, com visita mediada das 10h00 às 17h00.

Representantes do interior e litoral também marcam presença: Museu do Café (Santos), Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão) e Museu Casa de Portinari (Brodowski) irão apresentar uma amostra de suas atividades para a capital paulista.

Passaporte
Além de vivenciar em um único dia as histórias, culturas e a diversidade temática de todas as instituições participantes, os visitantes receberão um exemplar do “Passaporte dos Museus”, que dá direito a uma entrada gratuita em cada um dos museus do Governo do Estado de São Paulo por tempo indeterminado.

Programação especial
Entre os destaques da programação estão as oficinas que devem aproximar o público do universo tratado por cada museu. O Museu da Diversidade Sexual, por exemplo, apresentará a atividade “Construindo a diversidade sexual” a partir das 10h00; Já o Museu de Arte Sacra de São Paulo realiza a “Oficina de tijolos adobe”, técnica secular de construção, das 11h00 às 12h00. A oficina de confecção de peteca, do Museu Índia Vanuíre, será realizada das 10h00 às 13h00; “O MIS-SP e a fotografia”, com sessões das 11h30 às 16h30, mostrará parte do acervo da instituição; Sucesso no museu, a oficina de construção de miniterrário do Catavento será realizada das 13h00 às 14h00; Quem quiser aprender a fazer um bom café, poderá participar da “Dica do Barista”, do Museu do Café, das 13h00 às 14h00.

A produção do evento é realizada pela Organização Social A Casa – Museu de Artes e Artefatos. O evento tem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, mantenedora do Parque da Água Branca.

SERVIÇO:
3ª Mostra de Museus do Governo do Estado
Local: Parque da Água Branca
Data: 17 de setembro (Sábado)
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 – Barra Funda, São Paulo – SP
Horário: das 10h00 às 18h00
Entrada: Gratuita