27/06/17 18:00

Mostra de fotos sobre a Comissão Geográfica e Geológica termina hoje em Botucatu

A Exposição “Os rios da Comissão Geográfica e Geológica – Documentos do Passado – 1886 a 1910”, termina hoje no Shopping Botucatu localizado na Avenida Marginal 200, 1050 – Botucatu, na mídia local a exposição ficou conhecida como “Retratos de uma Terra Desconhecida”. Amostra ficou exposta desde o dia 06 de junho e termina no dia de hoje, 27 de junho.

A exposição foi parceria entre o Museu Geológico Valdemar Lefèvre – MUGEO do Instituto Geológico – SMA/SP e da Secretaria Municipal do Verde de Botucatu através do Departamento de Educação Ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A expectativa da exposição seria uma reflexão sobre as mudanças ocorridas na paisagem e uma percepção sobre os recursos hídricos da região, pois a cidade de Botucatu pertence à Bacia Hidrográfica de Panapanema e o Rio Pardo é o principal recurso hídrico da cidade.

A população local e de cidades da região como São Manuel, Pratânia, Pardinho além de alguns visitantes de outras cidades como Belo Horizonte, segundo o livro de registro da exposição, aproveitaram a visita ao shopping e apreciaram as fotos antigas apresentadas na exposição. Segundo comentário do morador da cidade de Botucatu o senhor Wanderley Marcio Pinto em passeio com o filho e esposa que – “… achou interessantes as fotos, pois mostra uma realidade diferente da que existe hoje” – entre outros comentários.

A exposição itinerante tem a proposta de percorrer vários municípios que integram as varias áreas de pesquisa da Comissão Geografia e Geológica de São Paulo origem de vários institutos de pesquisa do Estado de São Paulo, mostrando a paisagem e as dificuldades de fazer pesquisa em áreas inexploráveis no interior da cidade de São Paulo.