14/05/2018

O professor Alain Rouleau, da Universidade de Quebec em Chicoutimi, Canada, participou de uma reunião do Programa Aquíferos, em 16 de abril, onde participaram técnicos e pesquisadores do Instituto Geológico, CETESB e CPRM.

O foco da reunião foi mostrar e discutir sobre a experiência de parceria entre as universidades e os órgãos de governo da Província de Quebec na execução do Programa de Aquisição de Conhecimento sobre as Águas Subterrâneas (PACES).

A base desse programa, iniciado em 2008, é o mapeamento hidrogeológico sistemático, solicitado e financiado pelo Governo de Quebec, que percebeu a importância dos aquíferos para o desenvolvimento econômico e para a segurança alimentar da população.

Os estudos foram desenvolvidos pelas universidades, com financiamento e acompanhamento do Ministério do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Província de Quebec. A primeira etapa do Programa, iniciada em 2008, enfocou os distritos mais populosos da Província de Quebec, totalizando cerca de 13 estudos, onde o Professor Alain Rouleau coordenou aqueles desenvolvidos nas regiões de Charlevoix/Haute-Côte-Nord e Saguenay–Lac-Saint-Jean. Neste ano foi iniciada uma segunda etapa para completar os estudos para a Província de Quebec. O projeto abrangeu o levantamento hidrogeológico da região, a construção de uma base de dados hidrogeológicos georreferenciados, a transferência desse conhecimento para os municípios, bem como oficinas de familiarização com os relatórios e bancos de dados, para que os municípios e outros grupos de interesse se tornem aptos a consultá-los e a tomar decisões com base neles. Os trabalhos continuam visando a construção de uma estrutura para atualização contínua dos levantamentos, bem como sua utilização nas várias instâncias de governo.