28/04/2015

Na última sexta-feira, 24 de abril de 2015, a Secretária do Meio Ambiente Dra. Patrícia Iglecias realizou sua primeira visita às instalações do Instituto Geológico (IG), situadas na Rua Joaquim Távora, 822, na Vila Mariana, em São Paulo. Durante a visita a Secretária teve oportunidade de conhecer as novas dependências, ainda em fase preliminar de adaptação, bem como estabelecer um primeiro contato mais direto com os funcionários do Instituto.

Reunida com os funcionários e acompanhada pelo Dr. Ricardo Vedovello, Diretor Geral do IG, a Secretária fez uma breve exposição dos Eixos Temáticos Prioritários que irão nortear seu programa de gestão para a SMA, e destacou que pretende utilizar toda a base técnica da Secretaria na implementação das ações previstas. Segundo a Secretária o IG tem muito a contribuir com sua vasta experiência em assuntos como: Prevenção de Desastres Naturais e Águas Subterrâneas, temas que compõem dois dos oito eixos prioritários inicialmente definidos. Destacou ainda que já conhecia parte dos trabalhos do Instituto Geológico, mas que a partir das conversas iniciais com a direção do Instituto, vislumbra uma contribuição muito maior das atividades técnicas e das pesquisas desenvolvidas pelas equipes do IG, nos demais temas de pesquisa e de atuação da Instituição.

Durante a conversa com os funcionários a Dra. Patrícia Iglecias ainda teve a oportunidade de ouvir as preocupações dos pesquisadores e dos demais servidores das carreiras de apoio à pesquisa sobre questões institucionais críticas relativas a recursos humanos (política salarial, evasão, aposentadoria, concursos), sobre orçamento, e, em especial, sobre a dificuldade relacionada à viabilização das instalações definitivas da nova sede. A Secretária observou que a despeito das dificuldades econômicas atualmente existentes apoiará e participará da melhor forma das negociações para tratar desses e de outros assuntos relativos aos Institutos de Pesquisa.

O Diretor Geral do IG, Dr. Ricardo Vedovello, agradeceu a visita em nome dos funcionários e destacou que o Instituto irá se esforçar para oferecer o suporte técnico necessário ao seu programa de trabalho. Destacou que a Dra. Patrícia tem se mostrado uma pessoa bastante acessível e que tem olhado para o Instituto Geológico como uma instituição de Geociências estratégica para o Sistema Ambiental Paulista. Observou ainda que espera que a Secretária tenha oportunidade de retornar muitas vezes à sede do IG, a partir dessa primeira visita.

Após a reunião, a convite do Diretor Geral, a Secretária andou pelas dependências do Instituto, para conhecer o estágio de implementação das reformas da sede. Teve contato ainda com o acervo da Biblioteca e Mapoteca do Instituto Geológico, uma das maiores do Estado de São Paulo, especializada em Geociências, e que conta com mais de 150 mil títulos. Durante a caminhada Ricardo Vedovello explicou os projetos futuros de reforma da sede IG, e sobre as estratégias em andamento para executá-los.

A Secretária Patrícia Iglecias observou ao final da visita que considera as instalações da nova sede compatíveis com o projeto de consolidação e fortalecimento do IG como instituição de pesquisa em Geociências e como órgão de Geologia do Estado de São Paulo, e que fará o possível para que a recuperação do prédio e a instalação definitiva dos ambientes de trabalho, dos laboratórios e dos acervos, ocorram no menor prazo possível. Observou ainda que pretende, muito em breve, conhecer as instalações do Museu Geológico (MUGEO) do Instituto Geológico, situadas no Parque Dr. Fernando Costa (Parque da Água Branca), além de realizar outras reuniões de trabalho específicas sobre o IG.