http://igeologico.sp.gov.br

06/06/18 13:45

Instituto Geológico realizou o 8º Seminário de Iniciação Científica PIBIC-IG

No dia 29 de maio de 2018, o Instituto Geológico (IG) realizou o “8º Seminário de Iniciação Científica PIBIC-IG (8º SICIG)”, na sede da instituição. O seminário foi organizado pelo Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Geológico (PIBIC-IG).

A 8º edição do evento celebrou as comemorações dos dias do Geógrafo (29/05) e do Geólogo (30/05) e antecipou as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Com uma visão multidisciplinar, o seminário teve uma temática moderna, atraindo profissionais da área de geociências, professores, estudantes e o público, em geral. Na ocasião, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas de Iniciação Científica, categorias Ensino Médio e Ensino Superior, que fomentaram debates sobre diversos temas na área de Geociências e Meio Ambiente.

A abertura do 8º SICIG foi realizada pela Diretora Geral do Instituto Geológico, Luciana Martin Rodrigues Ferreira, que ressaltou o importante papel da instituição na formação acadêmica dos bolsistas, lembrando que vários pesquisadores da instituição já foram bolsistas ou estagiários, anteriormente. Em seguida, a coordenadora do Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-IG), Claudia Varnier, apresentou o histórico deste programa, com enfoque na missão, números de bolsas concedidas e bolsistas contemplados, bem como as áreas de interesse. No final da apresentação, formou-se a mesa redonda, mediada pelo Dr. Ricardo Vedovello (IG), membro do Comitê PIBIC-IG e que contou, além da presença da Dra. Claudia Varnier (IG), do Dr. José Luiz Albuquerque Filho (IPT), membro do Comitê Externo PIBIC-IG, Wellington Henrique dos Santos, ex-bolsista PIBIC-IG (Ensino Superior) e Maurício Santos de Jesus, ex-bolsista PIBIC-IG (Ensino Médio). As discussões que se sucederam abordaram, sobretudo, a importância do programa na formação dos bolsistas, e como esta experiência possibilitou que eles se tornassem pessoas mais sensíveis à relação entre o homem e as ciências naturais, principalmente a geociências.

No total, foram apresentados 08 trabalhos. As quatro primeiras apresentações foram dos bolsistas do Ensino Médio, cujos temas abordados incluíram: georreferenciamento do acervo digital de fotografias aéreas do IG, nas regiões do Vale do Ribeira e Litoral Norte de São Paulo, uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na prevenção de eventos geodinâmicos e totais pluviométricos em Ubatuba e inventário de desastres relacionados a eventos geodinâmicos no Estado de São Paulo. Os quatro últimos trabalhos foram proferidos pelos bolsistas do Ensino Superior, dos quais abordaram-se os seguintes temas: análise da expansão urbana em áreas suscetíveis em Mairiporã, reavaliação do mapeamento da geomorfologia cárstica nos planaltos Lajeado-Bombas e Furnas-Santana, no Vale do Ribeira, mineralogia de paleossolos do planalto de Monte Verde, Serra da Mantiqueira e o uso de aluminas ativadas e modificadas com manganês, no tratamento de águas com flúor.

CADERNO DE RESUMOS

Os trabalhos apresentados no âmbito deste evento serão, em breve, disponibilizados no Caderno de Resumos do 8º SICIG.