05/06/2017

No dia 31 de maio de 2017, o Instituto Geológico (IG) realizou o “7º Seminário de Iniciação Científica PIBIC-IG” na Sede do IG, sito à Rua Joaquim Távora, 822, São Paulo (SP). O evento foi organizado pelo Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Geológico (PIBIC-IG).

A 7º edição do evento celebrou as comemorações dos dias do Geógrafo (29) e do Geólogo (30) e antecipou as comemorações da Semana do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho.

Com uma visão multidisciplinar, o seminário teve uma temática moderna, atraindo profissionais, técnicos, professores, graduandos e o público, em geral. Na ocasião, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos  pelos bolsistas de Iniciação Científica, categorias Ensino Médio e Ensino Superior, que fomentaram debates sobre diversos temas na área de Geociências e Meio Ambiente.

A abertura do seminário foi realizada pela Diretora Geral do Instituto Geológico, Luciana Martin Rodrigues Ferreira, que ressaltou o importante papel da instituição na formação acadêmica dos bolsistas, lembrando que a maioria dos atuais pesquisadores foram bolsistas ou estagiários no referido órgão. Em seguida, a coordenadora do Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-IG), Claudia Varnier, apresentou o histórico deste programa, com enfoque na missão, números de bolsas concedidas e bolsistas contemplados, bem como as áreas de interesse. No final da apresentação, prestou-se uma homenagem à pesquisadora Annabel Pérez-Aguilar, falecida em outubro de 2016, e que durante dois anos consecutivos coordenou o Comitê PIBIC-IG.

No total, foram apresentados 09 trabalhos. As quatro primeiras apresentações foram de bolsistas do Ensino Médio, cujos temas abordados incluíram: Monitoramento de Áreas de Risco, Caracterização de Riscos Geodinâmicos, Uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na Prevenção de Eventos Geodinâmicos e Índices Pluviométricos. As cinco últimas apresentações foram proferidas pelos bolsistas do Ensino Superior, dos quais abordaram-se os seguintes temas: Levantamento Histórico de Dados de Inundação, Análise de Dados Pluviométricos, Variação da Linha de Costa e Balanço Sedimentar Praial, Mapeamento Geológico e Influência do Relevo em Área Cárstica.

CADERNO DE RESUMOS

Reunidas na forma de resumos simples ou expandidos, produzidos pelos próprios bolsistas, as pesquisas de iniciação científica apresentadas no 7º SICIG estão sendo disponibilizadas em um Caderno de Resumos que está disponível para consulta no site do IG e pode ser acessado AQUI.

CADERNO DE RESUMOS – 7º Seminário de Iniciação Científica PIBIC-IG