http://igeologico.sp.gov.br

05/06/17 15:05

Instituto Geológico realizou o 7º Seminário de Iniciação Científica PIBIC-IG

No dia 31 de maio de 2017, o Instituto Geológico (IG) realizou o “7º Seminário de Iniciação Científica PIBIC-IG” na Sede do IG, sito à Rua Joaquim Távora, 822, São Paulo (SP). O evento foi organizado pelo Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto Geológico (PIBIC-IG).

A 7º edição do evento celebrou as comemorações dos dias do Geógrafo (29) e do Geólogo (30) e antecipou as comemorações da Semana do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho.

Com uma visão multidisciplinar, o seminário teve uma temática moderna, atraindo profissionais, técnicos, professores, graduandos e o público, em geral. Na ocasião, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos  pelos bolsistas de Iniciação Científica, categorias Ensino Médio e Ensino Superior, que fomentaram debates sobre diversos temas na área de Geociências e Meio Ambiente.

A abertura do seminário foi realizada pela Diretora Geral do Instituto Geológico, Luciana Martin Rodrigues Ferreira, que ressaltou o importante papel da instituição na formação acadêmica dos bolsistas, lembrando que a maioria dos atuais pesquisadores foram bolsistas ou estagiários no referido órgão. Em seguida, a coordenadora do Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-IG), Claudia Varnier, apresentou o histórico deste programa, com enfoque na missão, números de bolsas concedidas e bolsistas contemplados, bem como as áreas de interesse. No final da apresentação, prestou-se uma homenagem à pesquisadora Annabel Pérez-Aguilar, falecida em outubro de 2016, e que durante dois anos consecutivos coordenou o Comitê PIBIC-IG.

No total, foram apresentados 09 trabalhos. As quatro primeiras apresentações foram de bolsistas do Ensino Médio, cujos temas abordados incluíram: Monitoramento de Áreas de Risco, Caracterização de Riscos Geodinâmicos, Uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na Prevenção de Eventos Geodinâmicos e Índices Pluviométricos. As cinco últimas apresentações foram proferidas pelos bolsistas do Ensino Superior, dos quais abordaram-se os seguintes temas: Levantamento Histórico de Dados de Inundação, Análise de Dados Pluviométricos, Variação da Linha de Costa e Balanço Sedimentar Praial, Mapeamento Geológico e Influência do Relevo em Área Cárstica.

LEMBRETE

Estão abertas as inscrições para as Bolsas de Iniciação Científica do Programa de Iniciação Científica do Instituto Geológico (PIBIC-IG/CNPq), categorias Ensino Médio e Ensino Superior.

Período das Inscrições: 15 de maio a 15 de junho de 2017.

Para mais informações, acessem os links: