02/04/2015

Caraguatatuba

Caraguatatuba

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) encerrou no dia 31 de março a Operação Verão 2014/2015. Com duração de 4 meses, o plano teve como objetivo preservar vidas e reduzir danos materiais durante a estação climática mais chuvosa do ano.

Neste período foram operacionalizados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) nos municípios do Estado mais suscetíveis para ocorrências de escorregamento e inundação. Os PPDCs tem por finalidade permitir a antecipação aos eventos adversos, por meio da otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis, facilitando a atuação preventiva frente às situações de risco.

Mesmo enfrentando o segundo verão mais chuvoso dos últimos 15 anos (a maior incidência de chuvas do período foi no verão de 2009/2010), houve queda no número de municípios afetados. Na Operação Verão 2013/2014, 150 municípios sofreram com os altos níveis de precipitação pluviométrica, já nesta operação, o número caiu para 128 municípios.

Nesta Operação de 2014/2015 a Defesa Civil do Estado junto com o Instituto Geológico (IG) realizou diversas vistorias técnicas em 16 municípios: Rio Grande da Serra, Piquete, Tatuí, Santos, Caraguatatuba, São Sebastião, São José dos Campos, Juquitiba, Carapicuíba, Eldorado, Santana de Parnaíba e Itapetininga. Além de atender outros 04 municípios: Juquiá, Caconde, Apiaí e Joanópolis.

Com o término da Operação Verão, a CEDEC, em conjunto com o as Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Saúde e Meio Ambiente, iniciou as Oficinas Preparatórias para Operação Estiagem voltadas aos municípios mais afetados com as ocorrências típicas do inverno.

Todos os dados da Operação Verão 2014/2015 podem ser consultados no site da Defesa Civil do Estado de São Paulo: www.defesacivil.sp.gov.br