Entre os dias 04 a 07/10/06 pesquisadores do Programa de Levantamentos Geológicos realizarão sondagens na região de Marília e Presidente Prudente (SP), no âmbito do Projeto “Reestudo da Formação Paranavaí” (IG/SMA e IGc/USP), para caracterizar depósitos coluviais cenozóicos. As sondagens serão realizadas com perfuratriz hidráulica Geoprobe® montada sobre caminhão para amostragem, utilizando tecnologia Direct Push com amostrador macro core e liners de PVC. Esse tipo de sondagem permite recuperação de um testemunho com o mínimo de perturbação da estratigrafia sedimentar, fornecendo maior representatividade das características originais destes depósitos.

Esta metodologia é utilizada pela U.S. Environmental Protection Agency (EPA) e pela CETESB (SMA) para diagnóstico de áreas contaminadas, mas pela primeira vez será utilizada para coleta de amostras de sedimentos inconsolidados para a datação luminescente. Os resultados obtidos deverão melhorar o entendimento destes sedimentos coluviais, ainda tão pouco conhecidos em termos de sua evolução geológica cenozóica, bem como fornecer subsídios para a solução de problemas relacionados à erosão acelerada.

O projeto é financiado pela FAPESP e CNPq com coordenação do Prof. Emérito Kenitiro Suguio (IG-USP), em cooperação com a American Drilling do Brasil Ltda, que disponibilizou equipamentos e funcionários, e a Brasbailer Industria e Comércio de Produtos Plásticos Ltda, que desenvolveu liners específicos para esse trabalho.