O Instituto Geológico (IG), com o intuito de capacitar o seu quadro de funcionários, realizou no mês de agosto o Treinamento Técnico em Geociências. O tema do treinamento foi “Gestão do Patrimônio Natural Geológico Paulista”. O objetivo do treinamento técnico foi de atualizar funcionários de apoio à pesquisa sobre a gestão do patrimônio natural geológico, com enfoque nos principais Geossítios e Monumentos Geológicos do Estado de São Paulo. Além disso, o treinamento demonstrou a base científica, os procedimentos, metodologias e desafios envolvidos na tarefa de identificação e conservação dos monumentos geológicos do Estado.

Dividido em aulas teóricas e atividades de campo, com carga horária total de 22 horas, o treinamento técnico contou com a participação de funcionários de diversos núcleos administrativos e de pesquisa do IG. As aulas teóricas foram ministradas no auditório do Instituto nos dias 18 e 19 de agosto de 2011 pelos pesquisadores Rogério Rodrigues Ribeiro, Mirian Ramos Gutjahr, especialista Diego Amorim Grola, técnico Daniel Rodrigues de França, agente Fabio Carvalho Ricardo e a estagiária Fernanda Reverte que mostraram exemplos de geossitios e sua gênese.

Já nas atividades de campo, desenvolvidas nos dias 23 e 24 de agosto de 2011, foram realizadas visitas técnicas em importantes Geossítios e Monumentos Geológicos: Lavas Almofadadas (chamadas também de “pillow lavas”) em Pirapora do Bom Jesus, Parque do Varvito em Itu e o Morro do Cuscuzeiro em Analândia. O curso foi organizado pela equipe do Núcleo de Monumentos Geológicos do Centro Museu Geológico, sob a coordenação do Pesquisador Rogério Rodrigues Ribeiro, e colaboração da Pesquisadora Mirian Ramos Gutjahr do Núcleo de Climatologia do Centro de Estudos Geográficos da Paisagem.