28/11/2013

O Instituto Geológico (IG) participou com estande de divulgação durante o “V Simpósio de Restauração Ecológica: Políticas públicas para a conservação da biodiversidade” que ocorreu entre os dias 04 e 08 de novembro de 2013, no Instituto de Botânica, localizado na Av. Miguel Stéfano, 3687 – Água Funda – SP.

O Simpósio teve como objetivo oferecer subsídios para a discussão, análise, execução de estudos, projetos e ações relacionadas à restauração ecológica, fundamentados em conceitos desenvolvidos pela comunidade científica e em experiências práticas do setor privado. O evento abordou temas relacionados ao cenário atual das pesquisas científicas, políticas públicas, legislação ambiental, evolução dos processos históricos e legais envolvendo restauração e impactos das alterações do código florestal e das mudanças climáticas na restauração ecológica. O encontro discutiu os desafios atuais e futuros como avaliação e monitoramento de áreas restauradas ou em processo de restauração, perspectivas da ecologia da paisagem na restauração e ainda o diferencial exigido para a restauração de áreas mineradas.

No último dia do evento o pesquisador do IG Cláudio José Ferreira participou da 5° mesa de discussão temática com o tema: “Restauração Ecológica em Condições sob Diferentes Agentes de Degradação e a Importância da Fauna na Restauração Ecológica”, apresentando os resultados de sua pesquisa “Quantificação da Degradação e Risco em Áreas Mineradas do Litoral Norte – SP”. Onde definiu quatro indicadores da degradação ambiental devido à extração mineral de saibro e secundariamente rocha ornamental (processos erosivos, irregularidade do terreno, solo exposto e cobertura vegetal) e sua quantificação, obtendo-se um índice numérico de degradação.