18/05/2016

Nos dias 10 a 13 de maio de 2016 foi realizado na cidade de São Paulo, na sede do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) o “III Congresso da Sociedade de Análise Latino Americana SRA-LA”.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) e a Society for RisksAnalysis – LatinAmerica (SRA-LA). Com o tema geral “Desenvolvimento e Riscos no Contexto Latino Americano”, teve como objetivo destacar o papel da análise de riscos como ferramenta de auxílio à tomada de decisões técnicas e políticas para comunicar, atender e prevenir riscos em suas diversas formas.

No dia 12 a pesquisadora Dra. Lídia Keiko Tominaga do Instituto Geológico (IG) coordenou a “Sessão Técnica de palestras sobre Riscos Naturais e a Gestão das Cidades”, onde foram apresentados trabalhos técnico-científicos sobre o tema desenvolvidos na Prefeitura de São Paulo, Universidade Federal do ABC e Universidad de Caldas (Colombia).

Foram apresentados os seguintes pôsteres com trabalhos do IG: “Áreas suscetíveis ao risco geotécnico – quando convém a propriedade pública?” e “Causas da redução do risco de escorregamentos e de inundações em núcleos residenciais do município de Poá, SP, no período 2006-2015”, pela assistente de pesquisa Cristina Boggi S. Raffaelli; “O uso de cartilhas na divulgação da prevenção de riscos aos desastres naturais para o público infantil: a percepção sobre deslizamentos de encostas e erosão continental”, pela pesquisadora científica Rosangela do Amaral e “Mapeamento de perigo de escorregamento na bacia hidrográfica do Rio Grande de Ubatuba – Ubatuba (SP): comparação dos métodos analítico e sintético”, pelo assistente de pesquisa Pedro Carignato Basílio Leal.

Durante o evento foram distribuídas publicações institucionais de divulgação científica para o público presente que reuniu cerca de 200 participantes entre especialistas nacionais e internacionais, pesquisadores, professores e estudantes.