30/08/2016

No dia 25/08/2016 foi realizado, no Palácio dos Bandeirantes, o I Seminário Estadual de Educação e Redução de Risco e Desastres. O evento, que reuniu pesquisadores, técnicos e demais profissionais ligados às áreas de educação e de gestão de riscos e desastres naturais, foi organizado em conjunto pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE). Neste seminário estiveram presentes o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, o Secretário de Estado da Educação, Renato Nalini e o Diretor do Instituto Geológico, Ricardo Vedovello, dentre outras autoridades.

A proposta do seminário foi a iniciar uma discussão sobre como os professores da rede pública estadual, por meio das práticas pedagógicas/curriculares existentes, podem promover uma nova cultura de prevenção e de enfrentamento dos desastres naturais, junto à comunidade escolar, de forma a desenvolver sua autonomia e maior resiliência a estes processos.

Os principais meios de orientação que foram discutidos e apresentados no seminário para a discussão do tema, foram a necessidade de um trabalho maior nas escolas com palestras, cursos e oficinas, proferidas por profissionais ligados à área que iriam transmitir este conhecimento aos professores, para que estes posteriormente trabalhem com os alunos dentro dos conteúdos curriculares.

Dentro deste proposito, O Instituto Geológico (SMA) apresentou suas principais ações desenvolvidas nessa temática, como a realização de cursos de percepção de perigos e riscos geológicos direcionados aos profissionais da educação (Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Professores e Funcionários), bem como o projeto desenvolvido pelo Geografo Pedro Carignato Basílio Leal (Assistente Técnico de Pesquisa – IG), junto aos alunos de escolas da rede pública paulista no litoral do estado, no qual desenvolve a percepção dos riscos dos estudantes e o seu potencial de contribuição para a resiliência de sua comunidade. Esse projeto foi premiado pela CEDEC com o seguinte tema: “Uso do SIG no Estudo de escolas seguras na prevenção de perigo de escorregamento de terra no município de Ubatuba (SP)”, desenvolvido pelo estudante Maurício Santos de Jesus, bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) junto ao Instituto Geológico.

O seminário contou ainda com o apoio da USAID/OFDA (Office of U.S. Foreing Disaster Assistence).