23/10/2014

Na manhã do dia 18 de outubro de 2014, moradores, servidores públicos e autoridades participaram do segundo exercício simulado de abandono emergencial de área de risco. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Informação e Defesa do Cidadão, por meio da Defesa Civil e do Departamento do Sistema Viário, e com a parceria das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, da Educação e da Saúde.

Durante o exercício, foi simulado um deslizamento de terra com uma vítima fatal e duas gravemente feridas e a remoção preventiva de mais de 100 famílias. Um helicóptero da Polícia Militar sobrevoou a área e auxiliou no resgate das pessoas e na avaliação da situação das encostas e residências. Como Posto Avançado de Comando foi escolhido o Posto de Saúde Irmã Gema, enquanto que a escola e a quadra da Capela Nossa Senhora das Mercês foram escolhidas como abrigo. No local foi realizado o atendimento inicial as famílias desalojadas, cadastramento, atividades e palestras com os participantes.

A participação do Instituto Geológico (IG) no exercício foi simular avaliações geológicas e geotécnicas nas residências da Rua Tarcísio Coutinho (também conhecida como Rua “F”).

Os simulados tem o objetivo de orientar e deixar os moradores preparados para agir em situações de desastres naturais, principalmente em dias de chuvas fortes. “Com a simulação, os moradores passam a ter mais familiaridade com os perigos apresentados, e sabem como agir caso ocorra um deslizamento”, afirmou Wander Firmino Vieira, chefe da Defesa Civil Municipal. O deslizamento que causou o desabamento de 24 casas e vitimou 10 pessoas na Vila Albertina, em agosto de 1972, bem como o atual mapeamento de risco realizado pelo IG neste ano, definiram a escolha do local para a realização do 2° simulado. O primeiro exercício de Treinamento de Abandono Emergencial de Áreas de Risco (Simulado) no município foi realizado em 01 de dezembro de 2013, na Vila Santo Antônio.

Além do Instituto Geológico, o Simulado contou com o apoio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), da Companhia de Energia Elétrica Elektro, da Obra Social Catequética Nossa Senhora Das Mercês, dos grupos de Escoteiros Oyaguara e Mikael, do Instituto Pinho Bravo e de voluntários.