24/09/2015

Em comemoração ao Dia da Árvore (21/09) a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) promoveu a “Hora Verde” com o objetivo de estimular a reflexão sobre a necessidade da conservação e do aumento da cobertura vegetal em nosso estado para uma melhor qualidade de vida.

A Hora Verde teve início no domingo (20/09) no Instituto de Botânica (IBt), com o plantio de 50 mudas de palmeira-prateada (Lytocaryum hoehnei), realizada por voluntários e pela secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias e pelo diretor do Instituto Geológico (IG) Ricardo Vedovello.

Além da Hora Verde, há ainda diversas atividades comemorativas, que serão realizadas pelos órgãos do Sistema Ambiental Paulista durante a semana. No Museu Geológico (MUGEO) foi realizada no dia 20/09 uma programação especial composta por uma exposição e diversas oficinas intitulada: “Cadê o verde que estava aqui?”, com o objetivo de proporcionar contato do público com o acervo de fósseis do IG através do contato com plantas atuais e fossilizadas, os visitantes puderam observar os diferentes aspectos da flora, como a forma de reprodução e sua evolução tais como esporos, sementes, flores e frutos.

As oficinas monitoradas abordaram a temática das florestas permianas que existiram no interior de São Paulo, aproximadamente 230 milhões de anos atrás e sua existência pode ser provada pelos inúmeros fósseis preservados e encontrados em faixa de rochas sedimentares da Bacia do Paraná, na região de Rio Claro e Piracicaba.