31/10/2017

“Mudanças Climáticas no Passado e no Presente: Conhecer para Entender as Consequências no Futuro”

De 21 a 27 de outubro de 2017 aconteceu o XVI Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA em Bertioga (município da região metropolitana da Baixada Santista, litoral de São Paulo). O evento celebrou os 30 anos de realização de congressos e o tema central foram as mudanças climáticas ocorridas no Quaternário e no presente, suas diferentes causas e efeitos na evolução do território brasileiro, bem como o papel do homem nessa evolução.

A pesquisadora científica do Instituto Geológico (IG), Profa. Dra. Celia Regina de Gouveia Souza, Presidente do Comitê Organizador e também Presidente da ABEQUA, presidiu a abertura do Congresso. Na cerimônia de abertura foi realizada homenagem ao Prof. Kenitiro Suguio, do Instituto de Geociência da USP, membro fundador e sócio honorário da ABEQUA, pelos seus 50 anos de contribuição aos estudos do Quaternário no Brasil.

Nos dias 23 a 25 os pesquisadores científicos do IG, Dr. Cláudio José Ferreira e MSc. Denise Rossini Penteado, ministraram um minicurso intitulado: “Análise da vulnerabilidade de núcleos residenciais a eventos geodinâmicos no SIG Quantum GIS”.

No dia 23 a pesquisadora científica Profa. Dra. Célia Regina de Gouveia Souza ministrou a palestra “Evolução da Paisagem na Planície Costeira de Bertioga”, numa atividade noturna e aberta a todo o público da região.

No dia 27 foi realizada uma excursão científica pela região, com o tema “Evolução Morfotectônica da Planície Costeira de Bertioga e Implicações no Desenvolvimento da Paisagem”, organizada pelos profs. Drs. Celia R. de Gouveia Souza, Francisco Ladeira (IGc-Unicamp) e Lucia Rossi (IBt-SMA/SP) e na qual participaram 30 pessoas.

Participaram do XVI Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário cerca de 200 pessoas, entre pesquisadores e profissionais das áreas afins, de instituições públicas e privadas, estudantes de pós-graduação e graduação, gestores públicos, além de representantes de organizações não governamentais vinculadas à temática apresentada. Foram apresentados 266 trabalhos, entre exposições orais e em poster.

Assista ao vídeo