27/09/17 09:14

Instituto Geológico Organiza e Apoia o XVI Congresso da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNÁRIO – ABEQUA

“Mudanças Climáticas no Passado e no Presente: Conhecer para Entender as Consequências no Futuro”

De 21 a 28 de outubro de 2017, Bertioga (município da região metropolitana da Baixada Santista, litoral de São Paulo) sediará o XVI Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA.  O evento deste ano celebrará os 30 anos de realização de congressos e o tema central são as mudanças climáticas ocorridas no Quaternário e no presente, suas diferentes causas e efeitos na evolução do território brasileiro, bem como o papel do homem nessa evolução.

A pesquisadora científica do Instituto Geológico (IG), Profa. Dra. Célia Regina de Gouveia Souza, é a Presidente do Comitê Organizador e também Presidente da ABEQUA. A pesquisadora científica do IG, Dra. Alethéa F. Sallum, é membro do Comitê Científico do Congresso.

Nos dias 22 a 24 os pesquisadores científicos do IG, Dr. Cláudio José Ferreira e MSc. Denise Rossini Penteado, ministrarão um minicurso intitulado: “Análise da vulnerabilidade de núcleos residenciais a eventos geodinâmicos no SIG Quantum GIS”.

No dia 23 a pesquisadora científica Profa. Dra. Célia Regina de Gouveia Souza ministrará a palestra “Evolução da Paisagem na Planície Costeira de Bertioga”, numa atividade noturna e aberta a todo o público da região.

Ao final do evento (dia 27) será realizada uma excursão científica pela região intitulada “Evolução Morfotectônica da Planície Costeira de Bertioga e Implicações no Desenvolvimento da Paisagem”, e organizada pelos profs. Drs. Célia Regina de Gouveia Souza, Francisco Ladeira (IGc-Unicamp) e Lucia Rossi (IBt-SMA/SP).

Durante o evento os participantes também poderão visitar as trilhas disponíveis no Parque Estadual da Restinga de Bertioga, e serão guiados por monitores ambientais que apresentarão conteúdo científico derivado dos trabalhos de pesquisa realizados pelo IG na região.

O XVI Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário terá como público-alvo pesquisadores e profissionais das áreas afins, de instituições públicas e privadas, estudantes de pós-graduação e graduação, gestores públicos, além de organizações não governamentais vinculadas à temática apresentada.

Local: SESC-Bertioga. Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20 – Jd. Rio da Praia

Realização: Associação Brasileira de Estudos do Quaternário – ABEQUA

Para maiores informações acesse o site: http://www.abequa.org.br/xvicongresso/index.php