19/04/2016

Em 18/04/2016, no Auditório Augusto Ruschi, na sede da Secretaria do Meio Ambiente, teve início a primeira edição do curso “Conceitos do meio físico relacionados a nascentes e cursos d’água”, uma parceria entre Instituto Geológico (IG) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para a capacitação de cerca de 100 agentes ambientais em sua Formação Profissional Continuada.

O curso foi elaborado para auxiliar nos conhecimentos técnicos e operacionais dos agentes ambientais, os quais possuem diversas formações acadêmicas, no seu trabalho de análise e execução de pareceres técnicos sobre nascentes e cursos d’água, de acordo com o estabelecido pelo Novo Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012).

Os pesquisadores Amélia João Fernandes, Silvio Takashi Hiruma, Cláudia Varnier, Luciana Martin Ferreira Rodrigues e Rosangela do Amaral e a Especialista Ambiental Virginia M. Tesone apresentarão um conteúdo que trata dos conceitos de geologia, hidrogeologia, aquíferos, geomorfologia, solos e suas aplicações, assim como sobre os tipos de ocorrência de nascentes.

Serão apresentados também roteiros, fichas de campo e materiais e métodos utilizados pelo IG, bem como alguns estudos de casos sobre pareceres elaborados em apoio aos órgãos públicos ambientais.

O curso se encerra no dia 20/04/2016, com carga horária total de 14 horas.