http://igeologico.sp.gov.br

07/03/19 11:52

Instituto Geológico e Parque de CienTec da USP promovem exposição: “Mulheres na Paleontologia”

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Instituto Geológico (IG) e o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CienTec/USP) prepararam uma exposição comemorativa intitulada: “Mulheres da Paleontologia”. A amostra acontece no Parque CienTec/USP até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta das 9h às 16h.
A exposição pretende, por meio de depoimentos em vídeo, mostrar o papel de um grupo de cientistas, mulheres, que atua em instituições no Estado de São Paulo. Neste sentido, foram entrevistadas paleontólogas que narram um pouco de suas trajetórias, experiências e dificuldades ao longo de suas carreiras. Essas paleontólogas se destacam,  entre outras aqui não representadas, como nomes importantes na paleontologia nacional.
Ao mesmo tempo, a exposição proporciona o contato com alguns fósseis e publicações relacionados às áreas de atuação de cada uma delas.
O Estado de São Paulo é ocupado em grande parte por rochas sedimentares que contêm fósseis dos mais variados tipos e idades, desde 1 bilhão de anos até tempos quase atuais. Desde as primeiras explorações do território paulista no século XIX, houve muitas descobertas e avanços científicos no conhecimento dos fósseis, e graças ao protagonismo das mulheres, todo esse conhecimento é construído corroborando com os avanços das pesquisas paleontológicas.

Exposição: “Mulheres na Paleontologia”

De 08 de março até 31 de outubro

de segunda a sexta das 9h às 16h

Parque CienTec/USP

Av. Miguel Stéfano, 4.200

Água Funda – São Paulo – SP

(Em frente ao Jardim Zoológico)

REALIZAÇÃO:

Instituto Geológico – IG

Subsecretaria do Meio Ambiente

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Parque de Ciências e tecnologia – CienTec/USP

Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária/USP

Universidade de São Paulo – USP

Governo do Estado de São Paulo