28/03/2019

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Instituto Geológico (IG) e o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (CienTec/USP) prepararam uma exposição comemorativa intitulada: “Mulheres da Paleontologia”.
A amostra acontece no Parque CienTec/USP até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta das 9h às 16h.
A exposição pretende, por meio de depoimentos em vídeo, mostrar o papel de um grupo de cientistas, mulheres, que atua em instituições no Estado de São Paulo. Neste sentido, foram entrevistadas paleontólogas que narram um pouco de suas trajetórias, experiências e dificuldades ao longo de suas carreiras. Essas paleontólogas se destacam,  entre outras aqui não representadas, como nomes importantes na paleontologia nacional.
Ao mesmo tempo, a exposição proporciona o contato com alguns fósseis e publicações relacionados às áreas de atuação de cada uma delas.
O Estado de São Paulo é ocupado em grande parte por rochas sedimentares que contêm fósseis dos mais variados tipos e idades, desde 1 bilhão de anos até tempos quase atuais. Desde as primeiras explorações do território paulista no século XIX, houve muitas descobertas e avanços científicos no conhecimento dos fósseis, e graças ao protagonismo das mulheres, todo esse conhecimento é construído corroborando com os avanços das pesquisas paleontológicas.
Exposição: “Mulheres na Paleontologia”
De 08 de março até 31 de outubro
de segunda a sexta das 9h às 16h
Parque CienTec/USP
Av. Miguel Stéfano, 4.200
Água Funda – São Paulo – SP
(Em frente ao Jardim Zoológico)
REALIZAÇÃO:
Instituto Geológico – IG
Subsecretaria do Meio Ambiente
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
Parque de Ciências e tecnologia – CienTec/USP
Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária/USP
Universidade de São Paulo – USP
Governo do Estado de São Paulo