26/09/2017

No final de 2016 a equipe do Centro de Comunicação Técnico-Científica do Instituto Geológico (IG), em conjunto com o Núcleo Curadoria do Acervo Histórico realizaram a digitalização dos boletins Instituto Geográfico e Geológico (IGG). Ao todo foram digitalizados e disponibilizados 34 boletins que agora poderão ser acessadas por pesquisadores, estudantes e público interessado.

Com recursos próprios, todo o processo de digitalização e edição digital durou aproximadamente um ano. Os boletins ficarão disponíveis no site do IG (https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutogeologico/publicacoes/boletim-igg/). Em Janeiro deste ano o IG já havia disponibilizado 21 Boletins da Comissão Geographica e Geologica (CGG) (https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutogeologico/publicacoes/boletim-cgg/). A próxima etapa será disponibilizar os boletins do Instituto Geológico (1976-presente).

O Boletim do IGG foi um periódico editado em fascículos com designação numérica e/ou cronológica, em intervalos pré-fixados (periodicidade), por tempo determinado (1939-1975), com a colaboração de um ou mais autores, tratando de assuntos sobre Geociências e áreas correlatas. Foram publicações de conteúdo técnico-científico com informações baseadas em resultados experimentais ou não, que poderiam conter informações e/ou observações de cunho científico ou de divulgação emitindo opiniões que se apresentam sob a forma de boletim.

Criado em 2010 o Núcleo Curadoria do Acervo Histórico tem como objetivo identificar, organizar, descrever, preservar e divulgar o acesso às informações de uma importante documentação relativa aos estudos geocientíficos que nortearam a ocupação do solo no Estado de São Paulo. O arquivo abrange o período entre 1886 e 1975 e seu objetivo maior é permitir o fácil acesso às informações contidas na documentação para pleno uso dos cidadãos e dos pesquisadores.