Foto: José Maria de Azevedo Sobrinho

O Instituto Geológico está participando em parceria com o Instituto Florestal e com a colaboração da Universidade de Taubaté, do Projeto da FAPESP no 03/06416-2, intitulado “Significados histórico, arqueológico, arquitetônico e ambiental do Parque Estadual da Ilha Anchieta – Diretrizes para restauração e revitalização de Patrimônio Histórico-Cultural em Unidades de Conservação”, modalidade Políticas Públicas. O projeto tem coordenação geral da pesquisadora do Instituto Florestal Maria de Jesus Robim e, pelo pesquisador Hélio Nóbile Diniz, pelo Instituto Geológico, ambos professores convidados do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unitau.

Como atividade principal, o Instituto Geológico está realizando o mapeamento geológico da Ilha Anchieta, na escala 1:35.000, com a participação do geológo José Maria Azevedo Sobrinho. Para identificação dos minerais e das rochas estão sendo coletadas amostras e realizadas interpretação de lâminas petrográficas.

Identificação de áreas de risco geológico-geotécnico, processos erosivos em trilhas e, levantamentos da relação entre chuva e vento, para exploração das trilhas e ecoturismo, estão sendo realizados pelo pesquisador Jair Santoro, do Instituto Geológico.

Ainda, o Instituto Geológico está efetuando levantamentos hidroclimáticos e geotécnicos para a recuperação da barragem da mini-usina hidrelétrica da Ilha Anchieta.

Os levantamentos arqueológicos-arquitetônicos são parte da tese de doutoramento da aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UNITAU, arquiteta Augelani Maria Parada Franco, orientada pelo pesquisador Hélio Nóbile Diniz e recebendo co-orientação da Profa.Dra. Maria Dolores Cocco, da UNITAU.