Em 8 de abril de 2005, foi realizada na sede da Coordenadoria Regional do Instituto Florestal do Litoral Norte, em Ubatuba, a reunião do grupo de trabalho composto pelo Ministério Público e Órgãos Ambientais Estaduais. Este grupo de trabalho tem como principal objetivo a integração dos diversos órgãos que atuam no licenciamento e fiscalização ambiental para a formulação de estratégias que possam resultar na melhoria da qualidade ambiental do município de Ubatuba. O Instituto Geológico foi representado nesta reunião pelos pesquisadores Cláudio José Ferreira e Rodolfo Moreda Mendes. Entre os assuntos abordados na reunião, destacam-se os relativos a questão minerária e a implantação de recifes artificiais na região. A exploração minerária vem sendo um tema amplamente discutido por parte dos órgãos ambientais do município, uma vez que existem atualmente diversas áreas com algum tipo de degradação ambiental proveniente principalmente da retirada de saibro para utilização em obras de infraestrutura urbana e na manutenção da rede viária. Em relação à implantação de recifes artificiais, há o interesse por parte dos órgãos ambientais, da definição de critérios a serem adotados para se estudar e avaliar a implantação destas estruturas no ambiente marinho ao longo do litoral norte.