Foto: Tenente Bento - Defesa Civil Estadual

No último dia 01/12/04, foram iniciadas as operações relativas ao Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC.

O PPDC é um instrumento técnico que visa monitorar 24 horas por dia as áreas de risco a escorregamentos de 25 municípios do Estado de São Paulo. O Plano é baseado em um conjunto de ações que incluem, entre outras, o acompanhamento das previsões meteorológicas, acumulado de chuvas de 24 e 72 horas e vistorias de campo. O Plano está dividido em quatro níveis de Operação, que são, Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo.

O Instituto Geológico participa do PPDC desde a sua elaboração, em 1987, e mantém equipes de geólogos de plantão 24 horas visando atender às eventuais necessidades de apoio técnico quando solicitado.

O Plano é coordenado pela Defesa Civil Estadual, e conta também com a participação das Regionais de Defesa Civil, Comissões Municipais de Defesa Civil, e o IPT.

O Plano é regulamentado por um Decreto do Governador do Estado, e entra em operação anualmente, até 31/03/05, podendo ser prorrogado ou não.

No Instituto Geológico, a Coordenação Geral é do Geólogo Jair Santoro (jsantoro@igeologico.sp.gov.br), que está á disposição para quaisquer esclarecimentos.