No dia 04 de novembro de 2006 foram instalados os últimos equipamentos que deram início ao monitoramento do perfil de umidade e sucção do solo em duas áreas de estudo no município de Ubatuba. A primeira área de estudo situa-se no bairro Perequê-Mirim e a segunda no bairro Maranduba.

Para a aquisição e instalação dos equipamentos contou-se com o apoio financeiro da FAPESP, no âmbito do projeto de doutoramento intitulado “Estudo das propriedades geotécnicas dos solos não saturados e suas correlações com métodos geofísicos em áreas susceptíveis a movimentos de massa” (Processo FAPESP nº 05/55736-5). Este projeto de doutoramento está sendo realizado pelo pesquisador Rodolfo Moreda Mendes, do Instituto Geológico, e coordenado pelo professor Dr. Fernando Marinho, da EPUSP.

Os equipamentos farão leituras em intervalos de tempo de 1,0 hora e registrarão automaticamente as variações do perfil de umidade e sucção do solo durante dois anos. Posteriormente esses dados serão analisados juntamente com as informações sobre a resistência ao cisalhamento do solo e com os registros pluviométricos coletados pelo Instituto Geológico (Processo SMA 03/07182-5).

Espera-se que o estabelecimento de correlações entre a resistência ao cisalhamento dos solos e as demais informações que estão sendo monitoradas (teor de umidade, sucção matricial e chuva), venham contribuir significativamente para o melhor entendimento dos agentes e fatores responsáveis pela deflagração dos escorregamentos que ocorrem no município.

Os resultados deste projeto de pesquisa poderão ainda indicar áreas prioritárias para o monitoramento das variáveis climatológicas e geotécnicas, podendo fornecer apreciáveis subsídios para um futuro aperfeiçoamento dos parâmetros técnicos utilizados em Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC).