03/12/2018

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) finalizou as oficinas preparatórias para as atividades voltadas para a Operação Verão 2017/2018. Participaram das oficinas além da CEPDEC, o Instituto Geológico (IG) e a empresa SOMAR meteorologia.

As oficinas preparatórias ocorreram nos meses de outubro e novembro e visaram o treinamento dos municípios que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC). O PPDC tem como objetivo o monitoramento das áreas de risco a escorregamentos e visa a remoção preventiva dos moradores que ocupam estas áreas.

A última região do Estado a receber a oficina foi a REDEC Itapeva e a oficina foi realizada no município nos dias 29 e 30 de novembro onde o Geólogo Dr. Jair Santoro ministrou sobre aspectos dos riscos geológicos e noções sobre procedimentos e reconhecimento de situações potencialmente perigosas aos escorregamentos de encostas e ações preventivas e capacitou em torno de 100 participantes a entender e preencher a ficha de vistoria de campo. Veja abaixo onde e quando ocorreram as Oficinas:

30 e 31 de outubro, Registro;

06 a 09 de novembro, Campinas;

13 e 14 de novembro, Santos;

13 e 14 de novembro, São José dos Campos e Litoral Norte;

27 e 11 de novembro, Região Metropolitana de São Paulo e

28 a 30 de novembro, Sorocaba.

As Oficinas Preparatórias para a Operação Verão (OPOVs) foram ministradas sempre com 2 dias de curso, no primeiro com aulas teóricas e no segundo aulas práticas, que envolvem preenchimento de ficha de vistoria de campo, leitura de pluviômetros e simulado de mesa para a operação do Plano. As OPOVs foram muito bem recebidas e avaliadas positivamente pelos participantes e contaram com uma média de público de 150 pessoas.

Este é o 30º ano de operação do PPDC e a Operação Verão 2017/2018 tem o seu início em 1º de dezembro de 2018 e vigência até 31 de março de 2019, podendo ou não ser prorrogado. Neste período, equipes técnicas do IG permanecerão em regime de plantão (24 horas por dia, 7 dias por semana) para eventuais situações de emergência e que necessitem de vistorias técnicas.

Atualmente são monitorados, por meio do PPDC, 175 municípios e o Plano está estruturado em níveis operacionais – OBSERVAÇÃO, ATENÇÃO, ALERTA e ALERTA MÁXIMO – e para cada nível operacional existem as ações correspondentes. Está baseado em um tripé técnico, que inclui:

o acompanhamento das chuvas de cada município, com a leitura diária do acumulado de chuvas de 24 horas, e o cálculo do acumulado de chuvas de 3 dias;

o acompanhamento das previsões meteorológicas;

e a realização de vistorias de campo, quando o nível operacional entra em ATENÇÃO.

Evento

No próximo dia 06 será realizado o X Seminário: “Estratégias para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo”. CLIQUE AQUI para saber mais sobre o evento.