29/11/2017

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) finalizou as oficinas preparatórias para as atividades voltadas para a Operação Verão 2017/2018. Participaram das oficinas além da CEDEC, o Instituto Geológico (IG) e a empresa SOMAR meteorologia.

As oficinas preparatórias ocorreram nos meses de outubro e novembro e visaram o treinamento dos municípios que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC). O PPDC tem como objetivo o monitoramento das áreas de risco a escorregamentos e visa a remoção preventiva dos moradores que ocupam estas áreas.

A última região do Estado a receber a oficina foi a REDEC Baixada Santista e a oficina foi realizada em Cubatão nos dias 23 e 24 de novembro onde o Geólogo Dr. Jair Santoro ministrou sobre aspectos dos riscos geológicos e noções sobre procedimentos e reconhecimento de situações potencialmente perigosas aos escorregamentos de encostas e ações preventivas e capacitou em torno de 100 participantes a entender e preencher a ficha de vistoria de campo. Veja abaixo onde e quando ocorreram as Oficinas:

19 e 20 de outubro em Itatiba, Regional Campinas (90 municípios);

24 e 25 de outubro em Pariquera-Açu, Regional Registro (14 municípios);

26 e 27 de outubro em Itapeva (32 municípios);

31 de outubro e 01 de novembro em São José dos Campos e Litoral Norte (39 municípios);

07 e 08 de novembro na Região Metropolitana de São Paulo (39 municípios);

09 e 10 de novembro em Sorocaba (47 municípios) e

23 e 24 de novembro em Cubatão, Regional Baixada Santista (9 municípios).

As Oficinas Preparatórias para a Operação Verão (OPOVs) foram ministradas sempre com 2 dias de curso, no primeiro com aulas teóricas e no segundo aulas práticas, que envolvem preenchimento de ficha de vistoria de campo, leitura de pluviômetros e simulado de mesa para a operação do Plano. As OPOVs foram muito bem recebidas e avaliadas positivamente pelos participantes e contaram com uma média de público de 150 pessoas.

Este é o 29º ano de operação do PPDC e a Operação Verão 2017/2018 tem o seu início em 1º de dezembro de 2017 e vigência até 31 de março de 2018, podendo ou não ser prorrogado. Neste período, equipes técnicas do IG permanecerão em regime de plantão (24 horas por dia, 7 dias por semana) para eventuais situações de emergência e que necessitem de vistorias técnicas.

Atualmente são monitorados, por meio do PPDC, 175 municípios e o Plano está estruturado em níveis operacionais – OBSERVAÇÃO, ATENÇÃO, ALERTA e ALERTA MÁXIMO – e para cada nível operacional existem as ações correspondentes. Está baseado em um tripé técnico, que inclui:

• o acompanhamento das chuvas de cada município, com a leitura diária do acumulado de chuvas de 24 horas, e o cálculo do acumulado de chuvas de 3 dias;
  • o acompanhamento das previsões meteorológicas;
  • e a realização de vistorias de campo, quando o nível operacional entra em ATENÇÃO.

No dia 01 de dezembro de 2017 ocorreu a abertura oficial das atividades do PPDC 2017/2018, realizada no Palácio dos Bandeirantes, na Casa Militar do Estado de São Paulo. Informações em www.defesacivil.sp.gov.br. No dia 07 de dezembro de 2017 aconteceu o IX Seminário: “Estratégias para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo”. CLIQUE AQUI para saber mais sobre o evento.