23/08/17 17:06

Gestão de riscos de desastres: retomados os trabalhos de revisão do Plano de Trabalho do PDN

Na manhã de hoje (23/08/2017) ocorreu reunião do Grupo de Articulação de Ações Executivas (GAAE) do Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos (PDN) Este grupo reúne representantes de diversas secretarias de governo com o objetivo de viabilizar ações conjuntas com impacto direto na prevenção de perdas e na gestão de riscos de desastres naturais. A coordenação do grupo é realizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Casa Militar, sendo a Secretaria Executiva exercida pelo Instituto Geológico (SMA-SP).

Nesta data assumiram a Secretaria Executiva do GAAE-PDN os novos representantes do Instituto Geológico: Eduardo de Andrade (titular) e Rogério Rodrigues Ribeiro (suplente).

Durante a reunião foram atualizadas as informações sobre ações concluídas e as que estão em andamento em cada um dos órgãos participantes, foi exposto o atual andamento do Componente 3, do Programa de Transporte, Logística e Meio Ambiente (PTLMA) do Projeto Transporte Sustentável, com financiamento do Banco Mundial. O Componente 3 inclui, dentre outras ações importantes a avaliação e mapeamento de áreas de risco, o monitoramento de áreas de risco e um sistema de gestão de informações destas áreas. Foi ressaltado que este projeto se coaduna com o “Plano de trabalho de curto e médio prazo (2012-2020)” do PDN.

Ficou também estabelecido que para a próxima reunião, a ser realizada em outubro, será apresentado relatório atualizado da atuação do GAEE-PDN desde sua criação em 2011. Também será encaminhada pauta preliminar para a próxima reunião do Comitê Deliberativo do PDN, que é formado por Secretários de várias pastas do executivo do governo do Estado.