Foto: Editora Beca

Durante a realização do 42º Congresso Brasileiro de Geologia, ocorrido entre os dias 17 e 22 de outubro de 2004, em Araxá, Minas Gerais, foi realizada solenidade em homenagem ao grande geólogo e professor Fernando Flávio Marques de Almeida.

Na oportunidade foi lançado o livro “Geologia do Continente Sul Americano: Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida”. Esse livro é fruto de um trabalho coletivo iniciado em 2002 e teve como editores-chefes Virgínio Mantesso Neto, Andréa Bartorelli, Celso Dal Ré Carneiro e Benjamin Bley de Brito Neves. O principal objetivo desse trabalho foi situar o estado da arte da obra de Fernando Flávio Marques de Almeida, ou seja, situar a evolução dos conceitos por ele formulados ainda sob a égide da Teoria Geossinclinal sobre a evolução do Continente Sul-Americano e resgatar a importância que tiveram e têm até hoje, em pleno domínio da Teoria das Placas Tectônicas.

Contando com o patrocínio da PETROBRÁS, o livro foi impresso pela Editora Beca, em São Paulo. Nele estão reunidos artigos de 74 diferentes autores em 673 páginas, encadernadas com capa dura, fartamente ilustradas a quatro cores, incluindo ainda um cd-rom em sua contracapa, no qual está reproduzida uma série de artigos publicados pelo Professor e uma síntese bibliográfica completa de suas obras, além de imagens sobre os aspectos pessoais, pitorescos e históricos da sua vida profissional.

Um dos temas do livro, referenciando-se principalmente em suas obras clássicas “Origem e Evolução da Plataforma Brasileira” (1967) e “Diferenciação Tectônica da Plataforma Brasileira” (1969), foi sobre o estado da arte dos conhecimentos sobre as bacias geradas durante o “estádio” de transição da Plataforma Sul-Americana, ou seja, sobre aqueles depósitos originados entre o final do ciclo geossinclinal e a estabilização plataformal, “fase molássica” (no conceito geossinclinal) ou de “colisão continental” (no conceito da tectônica de placas). Sob a coordenação de Antonio Luiz Teixeira, geólogo do Instituto Geológico, foi desenvolvido o capítulo intitulado “Bacias do estágio da transição da Plataforma Brasileira”, reunindo autores do nordeste, sul e sudeste do país, além do Uruguai, que versaram sobre o estado-de-arte das bacias do gênero em suas regiões específicas. Assim, na Província Borborema, nordeste do Brasil, descrevendo sobre várias bacias, como Jaibaras, Iara e Cococi, participaram Clovis Vaz Parente, Wellington Ferreira da Silva Filho e Afonso Rodrigues de Almeida (todos da Universidade Federal do Ceará – UFC); na Província Mantiqueira, setor central e meridional (parcial) participaram Antonio Luiz Teixeira e Claudio Gaucher, abordando, dentre outras, as bacias de Eleutério, Pouso Alegre, Castro e Campo Alegre; na Província Mantiqueira, setor meridional, abordando as bacias do Camaquã e Itajaí, participaram Paulo Sergio Gomes Paim e Mônica Marques da Fonseca (UNISINOS e PETROBRÁS, respectivamente); e, finalmente, no Uruguai, Claudio Gaucher (Departamento de Geologia da Facultad de Ciências de Montevideo) discorreu sobre as unidades do Grupo Arroyo del Soldado. O referido capítulo, além de situar o estágio dos conhecimentos atuais sobre as bacias de transição desde quando concebidas por Almeida, discute o conceito de “molassas” e “molassóides” situando-os dentro da moderna Teoria das Placas Tectônicas. Ao mesmo tempo, tenta traçar possíveis correlações entre as bacias geradas nas diferentes províncias, procurando situá-las no contexto paleogeográfico e paleotectônico do Gondwana Ocidental, durante o Neoproterozóico (Ediacarano).

Os interessados em adquirir um exemplar do livro podem entrar em contato com a Editora Beca acessando a sua página eletrônica:

www.editorabeca.com.br .

Apesar da excelente qualidade gráfica cada exemplar custa apenas R$ 95,00, o que foi possível graças ao auxílio da PETROBRÁS.